O professor deve trabalhar a questão da pluralidade baseada na educação inclusiva e fundamentada em práticas pedagógicas apropriadas. Nesse sentido, o professor o professor deve considerar a bagagem que o aluno traz de casa, com isso, deve entender as limitações e dificuldades de seus alunos.
A cultura a que o tema se refere é bem mais ampla. A abordagem proposta para pluralidade cultural pelos PCN tem um objetivo muito claro: utilizar o estudo da pluralidade cultural como forma de eliminar o preconceito e lutar contra a exclusão social.
O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes, estimular a sua autoestima e respeito ao outro e não para segregar. ... Além disso, é uma maneira de contribuir para a cultura da paz e do respeito, o que é muito importante para a vida em sociedade.
Para trabalhar a diversidade no ambiente escolar, o educador pode começar a buscar por nossas próprias origens, como etnia, modo de falar, descendência e ascendência, discutindo-as por meio de uma globalidade de definições e conceitos que esclareçam e fortaleçam as relações humanas e sociais.