As aulas-passeio são experiências humanizadoras que ressignificam a posição do professor em formação inicial, transformando tanto sua visão de ser, quanto de estar no mundo.
Freinet
Oralidade: Conversar sobre passeios realizados manifestando suas impressões. Relatar passeios vivenciados, lembrando-se de fatos relevantes, descrevendo lugares, levando em conta o ouvinte.
Organização do Trabalho Pedagógico - Pensadores da Educação - Freinet. Celestin Freinet, educador francês que desejava criar um sistema democrático de educação, livre de contradições sociais. ... Este educador questionava a definição de materiais, de locais e de condições especiais para a realização do trabalho pedagógico.
A pedagogia Freinet é uma importante alternativa para o trabalho em Educação Infantil. Segundo a autora, essa prática nos afasta de duas tendências dominantes: o infantilismo -- que deixa a criança aquém de suas possibilidades -- e o escolarismo, que quer preparar a criança muito cedo para a escola de primeiro grau.
Resposta. senso de responsabilidade; senso cooperativo; sociabilidade; julgamento pessoal; autonomia; expressão; criatividade; comunicação; reflexão individual e coletiva; e afetividade.
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...
A metodologia Freinet é outra abordagem pedagógica que traz respostas às necessidades das crianças modernas, colocando estas no centro das atividades escolares, diferentemente do que ocorria com os métodos tradicionais de ensino. A proposta é inovadora e muito simples de ser aplicada em diferentes contextos.
Freinet considera três pontos como sendo de grande relevância para o processo pedagógico: a comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.
As invariantes pedagógicas de Freinet: A criança é da mesma natureza que o adulto. Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros. O comportamento escolar de uma criança depende do seu estado fisiológico, orgânico e constitucional.
A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. ... Essa pedagogia valoriza a autogestão, acredita na liberdade total, com isso dá mais importância no processo aprendizagem e nos conteúdos de ensino para com o aluno.
O ensino tradicional foi criado com o intuito de universalizar o conhecimento entre a população. Por ter um intuito massificador, ele tem uma estrutura mais rígida e fechada à inovação, sendo alvo de críticas de educadores por causa disso.
Elaborada no século XIX, é uma tendência liberal que considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento. Basicamente, no modelo que mais vemos em que eles falam enquanto os estudantes recebem os conteúdos com uma participação ou outra quanto tem dúvidas.
Um dos mais usados na graduação é o método tradicional, no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica. ... Além do método tradicional, outro método utilizado pelos professores é o construtivista.
O que é uma sala de aula tradicional? No modelo tradicional o professor é o elo de conexão entre os alunos e o conhecimento. Os alunos têm pouco (ou nenhum) conhecimento quando entram na sala. Na sala de aula, eles adquirem todo o conhecimento, que normalmente é o conhecimento básico sobre algum assunto.
Proposta de educação centrada no professor, cuja função é vigiar, aconselhar, corrigir e ensinar a matéria através de aulas expositivas, ficando a cargo dos alunos prestar atenção e realizar exercícios repetitivos para gravar e reproduzir a matéria dada, segundo a explicação do educador José Mário Pires Azanha.
Significado de Tradicional adjetivo Relacionado com a tradição, com a transmissão de lendas, ritos, usos, culturas, crenças etc., de uma geração para outra. Que se pauta na tradição: comportamentos tradicionais; opinião tradicional. [Por Extensão] Costumeiro; incorporado aos usos, aos hábitos e costumes.
Na escola tradicional o professor detém o saber. ... Já na escola nova, o professor é apenas um facilitador da aprendizagem, pois as escolhas dos conteúdos giram em torno dos interesses infantis, o conteúdo que é objeto de aprendizagem precisa ser compreendido, não decorado.
A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX . O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais.
Características da Escola Nova Centralização do processo de aprendizagem nas necessidades das crianças. Atenção à individualidade de cada aluno. ... Integração da aprendizagem escolar com conceitos sociais importantes. Incentivo à reflexão, à observação e ao pensamento crítico.
A Escola Nova recebeu muitas críticas. Foi acusada principalmente de não exigir nada, de abrir mão dos conteúdos tradicionais e de acreditar ingenuamente na espontaneidade dos alunos.
No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
Segundo a professora, a escola de método tradicional valoriza mais o saber e o conteúdo. ... O professor nesse sistema será o difusor de conhecimento, e Mirian atribui essa postura à própria formação do professor: “Ele vai valorizar mais o seu conhecimento e conteúdo, e logo vai exigir isso de seus alunos”, explica.
A pedagogia tradicional é uma tendência da educação que prioriza a teoria do ensino sobre a prática, ou seja, a principal preocupação dos professores está relacionada a “como ensinar” e não a “como aprender”.
29-30) Questão 3/10 Para a pedagogia tradicional as ações de agentes externos na formação do aluno são um fator de grande influência nas ações educacionais. ... C A figura do pedagogo assume o papel de favorecer o ajustamento do aluno à família e à escola, a fim de que não se desvie das normas.
Na avaliação tradicional a classificação do aluno acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Visto que, muitas vezes, avaliar é confundido com medir.
A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. ... Tem como função transmitir conhecimento e informações, mantendo certa distância dos alunos, que são “elementos passivos”, em sala de aula.
Na Idade Contemporânea, temos o Herbert (1766-1841) que foi considerado o Pai da Pedagogia Tradicional. Podemos dizer que Herbert e Comenius são os principais representantes do modelo tradicional de ensino.
Antigamente os alunos freqüentavam um ambiente repleto de normas e proibições, onde o respeito ao professor era prioridade em todos os sentidos. Essa linha de ensino difundiu-se no século 18, a partir do Iluminismo, e tinha por objetivo universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento.