Semicondutores extrínsecos ou dopados são semicondutores intrínsecos onde introduzimos uma impureza para controlarmos as características elétricas do semicondutor. No caso do silício, como material semicondutor estas impurezas são elementos da coluna III (trivalentes) ou da coluna V (pentavalente) da tabela periódica.
Significado de Junção substantivo feminino Ato ou efeito de juntar, de aproximar duas coisas de maneira que se juntem e permaneçam unidas; união. Local onde essas duas coisas se juntam ou coincidem; afluência, encontro, convergência.
As classificações dos dopings são:
Elétrons de Condução Os semicondutores comuns são fabricados a partir de elementos químicos como silício, germânio e selênio, além de combinações como arseneto de gálio, seleneto de zinco e telureto de chumbo.
O processo de dopagem de semicondutores refere-se à adição, ao cristal intrínseco, de pequena quantidade de impureza, com propriedades adequadas, de forma a afetar o comportamento elétrico do semicondutor da maneira desejada.
A junção PN é a estrutura fundamental de semicondutores, especialmente diodos e transistores, geralmente formada com Silício e Germânio e são utilizadas na dopagem eletrônica de metais puros.
Emprego dos semicondutores Seu uso é essencial para a fabricação de componentes eletrônicos como diodos, transístores, LED, microprocessadores, chips, nanocircuitos usados em nanotecnologia, dentre outros produtos tecnológicos.
2 Compartilhamento de elétrons de valência entre dois átomos de silício. O compartilhamento de elétrons entre átomos tetravalentes em uma estrutura cristalina é ilustrado na Fig. ... Materiais com estruturas cristalinas puras formadas por elementos químicos tetravalentes são bons isolantes elétricos.
Buracos em um metal ou semicondutor de rede cristalina podem se mover através da rede como os elétrons podem, e agir de forma semelhante às partículas carga positiva. ...