Segundo o Dicionário Houaiss da língua portuguesa, quebranto é estado de torpor, cansaço, languidez, quebrantamento; suposta influência maléfica de feitiço, por encantamento à distância; efeito malévolo, segundo a crendice popular, que a atitude, o olhar etc. de algumas pessoas produzem em outras.
Confira algumas dicas:
O efeito de contágio do comportamentos negativos no trabalho é quase duas vezes maior se um colega conhecer outro com histórico de má conduta e se eles compartilham a mesma etnia. Assim, indivíduos semelhantes, que provavelmente interagem mais, têm efeitos mais fortes nos comportamentos um do outro.
Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins. ... Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado.
Mau-olhado ou olho-gordo é uma crença folclórica (provavelmente muito antiga por ser observada entre vários povos) de que a inveja de alguém, demonstrada pelo olhar ou não, pode vir a ocasionar a degradação do alvo da inveja ou de uma boa sorte.
Agora confira algumas dicas para lidar com pessoas invejosas que podem ajudar se você está passando por essa situação.
Grau do advérbio
Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.
► Quando o “bastante” for um advérbio de intensidade: Esse é o seu uso mais comum, aquele com o qual estamos mais habituados. Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”.