Resposta. Na França, o mercantilismo (sistema econômico típico do absolutismo) surgiu durante o século XVI, dentro do processo de fortalecimento da monarquia e centralização do poder. ... O principal aplicador do sistema mercantilista na França foi o ministro das finanças francês Jean-Baptiste Colbert.
Colbert, um dos mais influentes mercantilistas franceses, adotou, entre outras medidas, a criação de barreiras alfandegárias diversas para os produtos estrangeiros, incentivo estatal no estabelecimento de manufaturas, incentivou as companhias de comércio e a iniciativa da balança comercial favorável, reduzindo as ...
Resposta. Resposta: principalmente por causa dos gastos escandalosos da corte, das sucessivas guerras externas e da fuga de capitais, motivada pela intolerância religiosa.
O Colbertismo foi criado nos séculos XVI e XVII e é o Mercantilismo característico da política econômica francesa. ... Porém, o problema dessa prática era que, se algum de seus clientes sofressem um abalo na sua economia cortariam os gastos supérfluos, dando prejuízo ao país que praticava o Colbertismo.
Sua preocupação com o progresso econômico da França o tornou hostil, pois aplicava energicamente as leis autoritárias, sem distinção ou sem preocupação com a opinião pública. Apesar de Católico fiel, desconfiou dos monges e até do clero, com o argumento de que muitos comerciantes recebiam ordens sagradas.
Resposta: Como ministro de Luís XIV, Colbert quis tornar a França a nação mais rica da Europa, e para isso implantou o mercantilismo industrial, incentivando a produção de manufacturas de luxo visando a exportação. Favoreceu o comércio, protegeu as ciências, as letras e as artes.
Resposta: Como ministro de Luís XIV, Colbert quis tornar a França a nação mais rica da Europa, e para isso implantou o mercantilismo industrial, incentivando a produção de manufacturas de luxo visando a exportação. Favoreceu o comércio, protegeu as ciências, as letras e as artes.
O Colbertismo foi criado nos séculos XVI e XVII e é o Mercantilismo característico da política econômica francesa. ... O Colbertismo constituía nos subsídios e ajuda à produção nacional, com políticas a favor do nascimento, a fim de aumentar a disponibilidade de mão de obra.
Conceito utilizado para definir o acúmulo de metais por um país. O Metalismo é um princípio que foi utilizado a partir do século XV, inicialmente como medida da riqueza de uma nação. A exploração de metais preciosos no período colonial favoreceu o surgimento desse sistema econômico.
Tipos de Mercantilismo
Defendia que uma nação rica é aquela que mantem sua balança comercial favorável e acumula metais preciosos. Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.
O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
O Metalismo ou Bulionismo é uma das principais características do sistema mercantilista ao lado do protecionismo. Dessa maneira, a riqueza de uma nação, segundo o conceito do metalismo, é medida através do acúmulo de metais preciosos (ouro e prata).
Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo. a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações. b) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.
Algumas de suas características são a balança comercial favorável (devem existir mais vendas que compras), pacto colonial (a colônia só pode negociar com a metrópole) e o protecionismo (todas as atitudes devem proteger o mercado interno).
Resposta. o Mercantilismo era o conjunto de ideias econômicas que considerava a riqueza do Estado baseada na quantidade de capital que teriam guardado em seus cofres. A origem de tal prática econômica reside no momento em que a Europa passava por grande escassez de metais preciosos, ou seja, ouro e prata.
Surgiu por causa da queda do sistema feudal .. os burgos fizeram a classe burguesa que se uniu ao rei porque convinha a eles um poder centralizado ... então para controlar a economia da época surgiu o mercantilismo que é um conjunto de praticas econômicas .
O nome mercantilismo foi criado pelo economista Adam Smith em 1776. ... O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos.
O Mercantilismo foi um conjunto de medidas político-econômicas que predominou em alguns países europeus após o feudalismo, iniciando a Idade Moderna. Assim sendo, através de um governo absolutista, várias medidas foram tomadas em prol da acumulação de ouro e prata.
O mercantilismo surgiu entre os séculos XV e XVIII, no período que conhecemos como Idade Moderna. Ele é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei.
A política mercantilista está baseada na ideia de que a riqueza e desenvolvimento do país era proporcional a quantidade de metais preciosos (ouro e prata, principalmente) que tinham em seu poder. ... O termo “Mercantilismo” foi criado pelo economista e filósofo escocês Adam Smith, em 1776.
Consistia na ideia de que a riqueza de uma nação estava associada a sua capacidade de exportar mais do que importar. Para que as exportações superassem sempre as importações (superávit), era necessário que o Estado se ocupasse com o aumento da produção e na busca de mercados externos para a venda dos seus produtos.
Três medidas básicas faziam parte do Mercantilismo, eram elas: o bulionismo ou metalismo, o colbertismo ou balança comercial favorável e o mercantilismo comercial e marítimo.
Dias & Rodrigues (2010) destacam que os principais traços comuns a toda política mercantilista foram: o metalismo, a balança comercial favorável, o protecionismo alfandegário, a intervenção do Estado na ordem econômica, o monopólio e o colonialismo. O metalismo configura-se como a essência da atividade econômica.
Resposta. De forma bem resumida é o metalismo, o protecionismo e a balança comercial favorável.
O mercantilismo abarcou um conjunto de práticas econômicas surgidas durante o processo de formação das monarquias nacionais. ... Segundo esse princípio, acreditava-se que a riqueza do país poderia ser determinada pelas reservas de metais preciosos e a quantidade de moedas circulando no interior da economia nacional.