crossorigin="anonymous">
A seguir, listamos algumas das principais mudanças que a Base Nacional Comum Curricular trará para a rotina do professor. Dentre elas, citamos a intensificação do novo olhar sobre a educação: o maior protagonismo do aluno, a maior inserção da tecnologia e as novas metodologias de avaliação.
Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?
Para o especialista, os principais pontos negativos da base são: “O documento é desnecessariamente complexo. É muito desigual entre as diferentes disciplinas.” “O documento adota uma linguagem 'construtivista' pouco alinhada com as evidências mais contemporâneas a respeito de como as pessoas aprendem.
Os desafios do professor na educação pública
A BNCC não mexe só no conteúdo. Ela também pede um novo professor em sala de aula. O documento propõe uma transformação na atuação do educador: sai de cena o detentor único do saber e entra o mediador, o tutor, que mostra caminhos, orienta e auxilia, mas deixa o aluno trilhar a sua via na construção do conhecimento.
Diante disso a mudança do ensino infantil para os anos iniciais do ensino fundamental tende a ser bastante complexa, pois se trata de uma etapa é focada mais em brincadeiras e a outra já começa a preparar o aluno para as etapas sequentes da educação, em um enfoque mais cognitivista e preparatório.
O professor tem participação importante na adaptação das crianças. Ele não só prepara alunos para a rotina escolar, como também transmite conhecimentos e valores que são fundamentais para o desenvolvimento de futuros cidadãos.
É tão bom recebê-los de volta, queridos alunos, e dar as boas-vindas aos novos rostos que estão chegando. Estamos de braços abertos para o início de um novo ano letivo. Que seja um momento de muita felicidade para vocês, que possam rever os velhos amigos e criar novos laços. Sejam bem-vindos a segunda cada se vocês.
Esse tipo de aprendizado, que só o contato presencial permite, também ajuda enormemente os pequenos a compreenderem o momento pelo qual estamos passando. A experiência de recebê-los ano passado trouxe para a escola a convicção de que é possível ocupar novamente as salas de aula com segurança.