Doping é caracterizado pelo uso de substâncias que podem alterar a resposta do corpo frente a um estímulo. Na maior parte dos casos, o doping é realizado por pessoas que pretendem potencializar seu rendimento, força, agilidade ou até mesmo perda de peso.
As substâncias proibidas para os atletas dividem-se em cinco classes farmacológicas -estimulantes, narcótico-analgésicos, anabolizantes, diuréticos e hormônios.
As classificações dos dopings são:
Definição atual=Doping é o uso de drogas ou de métodos específicos que visam aumentar o desempenho de um atleta durante uma competição. A palavra "doping" é de origem inglesa, usada no turfe, significa injeção ilícita de uma droga estimulante aplicada no animal de corrida a fim de assegurar-lhe a vitória.
O doping é o uso de substâncias, drogas ou métodos ilícitos usados para melhorar o desempenho esportivo. ... Os testes antidoping para detectar esse tipo de substâncias nos atletas só começaram a ser empregados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1968, durante os Jogos de Verão e Inverno.
Muitos atletas tomam drogas para melhorar seus resultados nas competições. Acontece que essas substâncias são ilegais, por um motivo simples: podem até dar mais força ao atleta, mas, se tomadas por muito tempo, causam problemas físicos e podem até matar.
É importante lembrar que os diuréticos estão incluídos na lista de fármacos proibidos pela AMA principalmente pela sua capacidade de camuflar o uso de outros compostos, mas também podem ser usados por fisiculturistas, pois a perda de água ajuda na definição dos músculos.
Os diuréticos, amplamente utilizados pelos atletas durante esse processo são medicamentos que atuam nos rins aumentando o volume da excreção de urina. Também promovem a eliminação de eletrólitos como o sódio, o potássio e o cloro.
O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como: aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão ...
Fisiológico
Em ambos os sexos pode levar a alterações de comportamento, como elevação da agressividade e dependência psíquica. Podem causam doenças graves como tumores hepáticos, câncer, aumento da quantidade de glóbulos vermelhos e doenças cardiovasculares.
A principal ação é o aumento de água no interior das células musculares. O inchaço, associado à malhação, faz com que os músculos cresçam mais rápido.
Também chamado de “dopagem” é a administração ilícita de uma droga estimulante ou estupefaciente com vistas a suprimir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade, melhorar ou piorar a atuação de um animal ou esportista.
Os principais tipos de doping banidos pela Wada (Agência Mundial Antidoping) são: Estimulantes, Esteroides, Diuréticos, Hormônio de Crescimento Humano (HGH), Betabloqueadores, Doping sanguíneo e Eritropoietina (EPO). Sendo assim todas as alternativas estão corretas.
O doping no desporto tem sido tratado, de maneira consensual, como um acto antiético. Burlar a lei das substâncias e dos métodos proibidos para vencer a qualquer preço parece caracterizar um comportamento injusto com os outros, contrário à comunidade em que se está inserido e, por isso mesmo, eticamente condenável.
O teste é feito com urina, aproximadamente 65 mL, uma vez que é pela urina que são eliminadas substâncias tóxicas ao organismo. Para fazer o exame, o atleta é encaminhado para o controle de doping, onde fará a coleta da urina na presença de um responsável do evento de mesmo sexo, para que não haja fraude na coleta.
O doping, na maior parte das vezes, vale-se de substâncias estimulantes da força, agilidade ou coordenação. ... Os primeiros atletas a serem punidos por doping o foram pela Associação Internacional de Federações de Atletismo, em 1928, mas só 1968 o exame antidoping passou a ser obrigatório nos Jogos Olímpicos.
O wrestling lidera o ranking dos mais testados em exames antidoping no ano de 2016, dentre os esportes de combate, com 5069 amostras analisadas no mundo todo.
Um atleta flagrado pelo exame antidoping tem o direito de tentar se explicar, mas, se for comprovado o doping, ele é punido conforme a substância utilizada. A penalidade mais comum é a suspensão, que pode variar de três meses a dois anos. Em caso de reincidência, o competidor pode até ser excluído por toda a vida.
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD é a única Organização Nacional de Antidopagem - ONAD do Brasil reconhecida pela Agência Mundial Antidopagem - AMA, cuja ações estão previstas no Capítulo VI-A da Lei 9.
A Lei de Passe, de 1945, exigia que os negros portassem uma caderneta na qual estava escrito onde eles poderiam ir, a cor, a etnia, a profissão, como forma de controle do Estado. ... Em 21 de março de 1960, mais de 20 mil sul africanos protestavam pacificamente e desarmados contra a Lei de Passe.