EQST

O Que Um Contrato De Mtuo Feneratcio?

O que é um contrato de mútuo feneratício?

O mútuo feneratício é uma modalidade de contratação unilateral onerosa (STOLZE; FILHO, 2014) em que o bem mutuado é o dinheiro e o mutuário é obrigado a pagar juros, como versa o CC/2002 em seu artigo 591: “destinando-se o mútuo a fins econômicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de redução, não poderão ...

O que é mútuo oneroso?

Quando o empréstimo de dinheiro é feito por uma instituição financeira, certamente, será na modalidade de mútuo oneroso, o qual implica na cobrança de juros (remuneração devida pela utilização de capital alheio) e também na exigência de garantia (real ou fidejussória) da devolução desse dinheiro, o que por sua vez ...

O que é um contrato de mútuo?

O contrato de mútuo é um dos instrumentos contratuais tipificados no nosso código civil e é amplamente utilizado no Direito brasileiro. Ele consiste em uma relação de empréstimo entre dois particulares, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

Como fazer um contrato de mútuo?

No contrato de mútuo devem constar:

  1. o prazo para devolução;
  2. quantia emprestada;
  3. valor dos juros;
  4. informações do mutuante (quem empresta);
  5. informações do mutuário (quem toma emprestado).

O que é contrato de mútuo financeiro?

O mútuo financeiro se explica como uma operação de empréstimo entre pessoas jurídicas ou entre pessoas físicas e jurídicas. Nesse tipo de transação não há o envolvimento de instituições financeiras.

O que é um contrato financeiro?

O contrato de financiamento é emitido por uma Instituição Financeira. Ele determina uma operação em que a parte financiadora fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamente acordado.

O que é contrato de mútuo entre empresas?

Mútuo é o empréstimo de coisa fungível para consumo durante certo prazo e posterior devolução de coisa do mesmo gênero e equivalente em quantidade e qualidade, findo o prazo do empréstimo.

Como lançar empréstimos concedidos na contabilidade?

Segue o esquema para contabilização:

  1. Na concessão do empréstimo: D Emprestimos a receber 1.

    Como contabilizar empréstimo de longo prazo?

    Caso o prazo final seja superior a um ano, esses contratos serão registrados no Passivo Não Circulante, e por ocasião da data do balanço, as parcelas dos empréstimos e financiamentos a longo prazo que se tornarem exigíveis até o término do exercício seguinte, devem ser transferidas para o Passivo Circulante.

    O que quer dizer apropriação de juros?

    Juros a apropriar é redutor do passivo pois como sabemos, ele trás uma redução do capital e com isso é classificado como passivo. Como sabemos, os juros passivos são os juros que ocorrem em dívidas e saldos devedores, como por exemplo em dividas de cartões de crédito.

    Como contabilizar despesas pagas antecipadamente?

    Como contabilizar despesas antecipadas? Na contabilidade, as despesas pagas antecipadamente são registradas como ativos da empresa. O registro é feito então na área de Ativo Circulante do balanço patrimonial. Isso porque o benefício é recebido no ato do pagamento.

    O que é a apropriação?

    Conforme o dicionário etimológico, o termo apropriação tem origem latina (appropriationem) e significa “[...] apoderação, apoderamento, posse de alguma cousa, tornar alguma cousa sua, de sua propriedade.” (BUENO, 1974, p. 301).

    O que é a apropriação de custos?

    A apropriação de custos, também chamada de apontamento de custos, é o trabalho de coleta de dados que alimenta os sistemas de custeios das empresas.

    Como classificar seguros na contabilidade?

    A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.

    O que é contabilidade de seguro?

    As áreas de contabilidade e seguros possuem o papel de criar uma segurança e minimizar os riscos do Ser Humano e das organizações empresariais, seja para seus bens patrimoniais, receitas, investimentos ou decisões.