Uma falácia (ou sofisma) é uma espécie de mentira, é um argumento logicamente inconsistente, inválido, ou que falhe de outro modo no suporte eficaz do que pretende provar.
O termo falácia deriva do verbo latino fallere, que significa enganar. Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente incoerente, sem fundamento, inválido ou falho na tentativa de provar eficazmente o que alega.
São diversos os modos de uso do termo 'falácia'....Exemplos de falácias não-formais
Consiste em apresentar um argumento e seu contra-argumento. Desta forma, o argumento inicial se torna inválido. Meu pai é escocês e não gosta de uísque. Logo, seu pai não é um verdadeiro escocês.
Em um texto argumentativo, é importante tomar cuidado com a falácia, ou seja, argumentos falsos, ilógicos, raciocínios infundados, pois prejudicam a argumentação. Todo texto argumentativo busca convencer.
1 Qualidade daquilo que é falaz; engano, falsidade, logro, burla. 2 Filos Segundo o aristotelismo, espécie de raciocínio que, a despeito da aparência de verdade, é falso ou equivocado; sofisma.
Vejamos algumas das falácias mais utilizadas no cotidiano:
Resposta. Resposta: Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo. A falácia ocorre porque conclui sobre o valor da proposição sem examinar seu conteúdo.
Uma prática muito comum em discussões (especialmente aquelas que despertam grandes paixões) é a de fugir do assunto em questão e atacar a pessoa que está falando. Essa é a chamada falácia ad hominem (do latim, “contra a pessoa”).
Lógica (do grego λογική logos[1]) tem dois significados principais: discute o uso de raciocínio em alguma atividade e é o estudo normativo, filosófico do raciocínio válido///O termo falácia deriva do verbo latino fallere, que significa enganar. Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro.
Significado de Falácia [Filosofia] Todo enunciado ou raciocínio de teor falso, mas que se tenta passar por verdadeiro; sofismo. ... Etimologia (origem da palavra falácia). Do latim fallacia.ae. substantivo feminino Barulho produzido pelo excesso de vozes que se propagam ao mesmo tempo; falatório.
É um argumento construído de forma inválida. A falácia nada mais é do que um raciocínio falso ou inválido sobre um determinado tema. Na prática, o uso das falácias é muito comum em épocas de eleição, onde os candidatos usam técnicas específicas para chamar a atenção do público.
O sofisma é um tipo de falácia, um engano, um argumento inválido, uma ideia equivocada ou ainda, uma crença falsa. Nos estudos da lógica, a falácia é um erro de raciocínio ou argumentação, mas que parece estar correto. ... Vale lembrar que o silogismo é um tipo de raciocínio formado por duas premissas e uma conclusão.
Generalização precipitada é uma falácia lógica que ocorre quando o tamanho de uma amostra apresentada é pequeno demais para sustentar uma generalização, ou seja, apesar de ser possível que apenas uma amostra represente a população, a amostra é insuficiente para comprovar a afirmação.
Falácias de ambiguidade ocorrem quando existe um duplo sentido em alguma palavra do argumento, seja nas premissas, seja na conclusão.
Apelo à misericórdia (em latim: Argumentum ad misericordiam) é uma falácia. Consiste em se fazer de vitima para ganhar a simpatia do adversário apresentando-se como uma pessoa digna de pena.
A generalização consiste em atribuir a uma totalidade o que foi observado em um número limitado de indivíduos ou de casos singulares. Dá lugar ao genérico, isto é, a classes de objetos, a conceitos ou proposições que se referem ao caso médio, ao caso típico ou ao normal do gênero.
substantivo feminino Ação ou efeito de generalizar, fazer com que seja do conhecimento geral: generalização da informação, do conhecimento.
1. Tornar ou tornar-se geral. 2. [ Didáctico ] Proceder à generalização de.
Significado de generalizar Fazer com que seja do conhecimento geral; propagar-se: generalizou os argumentos (aos demais funcionários). Tornar generalizado; fazer com que atinja o maior número de pessoas; diz-se das doenças que possuem a capacidade de se propagarem: a dengue se generalizou por toda cidade.
Palavras totalizantes, como “sempre”, “tudo”, “nada”, “todos”, “ninguém”, “jamais” ou palavras de sentido coletivo, como “população”, “família”, “sociedade”, “juventude”, são armadilhas para as generalizações.
O gênero, portanto, se refere a tudo aquilo que foi definido ao longo tempo e que a nossa sociedade entende como o papel, função ou comportamento esperado de alguém com base em seu sexo biológico.
Flexão de generalizar; Que inclua todos em determinada característica ou grupo. Não generalize, generalizar é burrice.
V. t. Narrar minuciosamente. Mencionar especialmente; individualizar.
O site Hypeness divulgou que em Nova Iorque, a Comissão dos Direitos Humanos decidiu oficializar 31 diferentes tipos de gênero. Nós do Cultura e Gênero trazemos estas discussões para pensarmos acerca das diversas formas de identificação.
Nesses casos, o sexo e o sexo atribuído não correspondem à identidade de gênero da pessoa e a pessoa é transgênero. ... Mesmo se você não seja transgênero, pode haver uma parte de você que se identifica com um gênero diferente do seu sexo biológico.