ありがとうございます
どうもありがとうございます [DÔMO ARIGATÔ GOZAIMASU] Muito obrigado/a. É um modo polido de se dizer ARIGATÔ GOZAIMASU.
Mas já pensou como responder um agradecimento em japonês? Neste artigo vamos ver diferentes maneiras de dizer “de nada” no idioma japonês. Ao ouvir um arigatou [ありがとう] a resposta mais comum, educada e formal é dizer douitashimashite [どう致しまして] que é o mais próximo que temos do português “de nada”.
Se tem alguma palavra que todo brasileiro sabe em japonês, deve ser “arigatou” (que alguns devem escrever como arigatô – mas a palavra em japonês mesmo termina com “ou”). Com o “gozaimasu” fica um pouco mais formal.
Mistério resolvido: o ciao italiano, pronunciado da mesma forma que o nosso tchau, não é usado só quando nos despedimos, o ciao funciona tanto como “oi”, quanto como “tchau”.
Tradução de "tchau" em francês. Preciso. Te ligo depois, tchau. Oui, je te rappelle, au revoir.
Até logo (formal) – До свидания (Da_svidánhia). Tchau (informal) – Пока (Paká).
1 Gesto, palavra ou sinal de despedida e, às vezes, de saudação: Dizer um adeus. Dizer os últimos adeuses. 2 Ato de ir embora; despedida, separação: É hora do adeus.
substantivo masculino Indicação de despedida; sinal, palavra ou gesto que assinala a partida de alguém: foi embora e nem me disse adeus! [Por Extensão] Afastamento físico: detesto o momento do adeus. interjeição Usado em separações muito longas: adeus, até nunca mais!
adeus
A forma correta de escrita da expressão é a Deus, sem acento indicador de crase. A expressão à Deus, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes da palavra Deus porque Deus é um substantivo masculino e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos.
Temor a Deus refere-se ao medo ou um sentimento de respeito, reverência e submissão a uma divindade. Pessoas adeptas a religiões monoteístas podem temer julgamento divino, o inferno ou a onipotência de Deus.
A forma correta de escrita de expressão é Graças a Deus, sem acento indicador de crase. Graças a Deus é uma expressão usada para demonstrar agradecimento, gratidão e alívio em relação a algo que poderia ter sido ruim, mas que não trouxe consequências negativas: Graças a Deus estão todos bem!
Gratidão é sobre agradecer, mas também sobre aprender a apreciar os bons momentos, saber entender a importância dos pequenos gestos. Ser grato e praticar a gratidão é viver em paz com a sua espiritualidade e saber que a sua intenção perante os dias deve ser a de agradecer.