O ponto de fusão e ebulição são, repectivamente, as temperaturas em que os materiais passam do estado sólido para o líquido e do estado líquido para o gasoso ou a temperatura máxima em que o líquido pode permanecer nesse estado físico em uma determinada pressão.
0 °C
O calor latente de fusão da água é de 80cal/g, ou seja, cada grama de água deve receber 80 cal para entrar em fusão....Calor sensível e calor latente.
32°F
Já o ponto de ebulição refere-se a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Por exemplo, o gelo começa a se transformar em água na forma líquida, quando sua temperatura é igual a 0 ºC . Logo, o ponto de fusão da água é 0 ºC (sob pressão de 1 atmosfera).
No caso do ponto de fusão, a substância muda do estado sólido para o estado líquido. Já o ponto de ebulição refere-se a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Por exemplo, o gelo começa a se transformar em água na forma líquida, quando sua temperatura é igual a 0 ºC .
A única substância conhecida com ponto de fusão igual a 0 ºC e ponto de ebulição igual a 100º C, ao nível do mar, é a água.
O ponto de fusão designa a temperatura a qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Esta temperatura é a mesma quando a substância se solidifica, ou seja, passa do estado líquido para o estado sólido.
Sublimação: substancia passa do estado estado sólido para o gasoso ( ou do gasoso para o sólido) diretamente, sem passar para o estado liquido. exemplo no nosso cotidiano é a naftalina, ela evapora. Liquefação: a substancia passa do estado gasoso ao estado líquido.
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O gelo seco, a naftalina e o iodo são exemplos clássicos que sofrem essa mudança porque sublimam naturalmente, em condições de temperatura e pressão ambientes. (imagem: bolinhas de naftalina).
Um exemplo comum de sublimação é o gelo seco. Quando algo sólido se transforma em gás sem primeiro se tornar líquido, isso é sublimação. Quando a camada superficial de neve ou gelo se transforma em névoa ou vapor sem derreter, este é um exemplo de sublimação.
Sintomas e consequências da intoxicação com naftalina: - Irritação nos olhos, na pele e no aparelho respiratório. - Fortes dores de cabeça, confusão mental e lesões no fígado e nos rins. - A exposição prolongada ao produto pode aumentar o risco de cataratas.
Você vai precisar de: Coloque o bicarbonato em um frasco borrifador. Em seguida, despeje a água e agite para dissolver bem. Finalize acrescentando o amaciante, misture mais um pouco e feche com a tampa borrifadora. Aplique a solução nas roupas e pronto, elas estarão mais cheirosas sempre que você precisar!
Basta misturar seis pedras de naftalina, uma pedra de anil, um saquinho de nylon e uma fitinha para amarrar o saquinho. Coloque dentro da caixa e pronto, banheiro cheiroso por mais tempo.
Uma boa solução é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do guarda-roupa. Eles ajudam a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças.
Ele pode ser colocado em armários, colchões, gavetas e em outros ambientes em que há pouca circulação de ar e bastante umidade. Basta limpar o local com um pano levemente umedecido + vinagre branco e bicarbonato de sódio e acrescentar o produto depois.