Confira os 4 instrumentos mais fáceis de tocar
O piano ou o teclado, por exemplo, apresentam certa facilidade: o som emitido está ali e pronto. Basta que a pessoa pressione a ação da tecla para que as notas ocorram.
3 meses é o mínimo para aprender tocar violão ou guitarra Mas mesmo que você aprenda mais lentamente, mesmo se o esforço for um pouco maior, o fato é que você aprende do mesmo jeito, e isso é importante sublinhar: você é sempre capaz de assimilar novas coisas e saber dedilhar violão.
A viola caipira não é um instrumento dificil de se aprender, inclusive as afinações dela (abertas) são simples de se assimilar, quando tiver oportunidade de tocar uma, tenho certesa de que não vai se arrepender, e nem tampouco dificuldade em aprender. ... O instrumento em si tem um som lindo.
Uma das grandes diferenças entre os dois instrumentos é as cordas. A viola tem 10 cordas divididas em 5 pares, o que dá ao som sua clássica característica sertaneja. Em contrapartida, o violão comum possui 6 cordas.
O violão e a guitarra possuem diferenças anatômicas bastante visíveis e que tornam um diferente do outro. O violão é um instrumento oco, enquanto a guitarra é instrumento fechado e inteiriço (exceto as semi-acústicas). ... Assim, tiveram a ideia de tornar o corpo inteiriço e aí, nasceu a guitarra.
O violão tem seis cordas, a viola normalmente tem dez, quase sempre agrupadas em pares,1 mas sua quantidade de cordas pode variar de cinco a quinze em um mesmo instrumento.
Ele tem dez ou doze cordas, agrupadas em cinco ou seis pares, respectivamente, e permite quarenta afinações diferentes. Muito difundida na música popular brasileira, a viola caipira também é conhecida sob os nomes de viola sertaneja ou nordestina, cabocla ou viola brasileira.
Nomenclaturas das Cordas da Viola
O executante da viola caipira usa suas cordas bem frouxas, o que, ao lado do processo de afinação, da forma de se extrair sons destacados, e de seu toque, lhe confere uma sonoridade única. Como suas cordas são fabricadas com o aço, demanda-se o uso de palheta, dedeira ou então longas unhas para sua execução.
A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão. ... Uma característica que destaca a viola dos demais instrumentos é que o ponteio da viola utiliza muito as cordas soltas, o que resulta um som forte e sem distorções, se bem afinada.
No Centro– Sul abrangendo principalmente os estados do Mato Grosso, Goiás, Minas, São Paulo e Paraná, daí a viola já é mais conhecida como viola caipira, já um instrumento bem menor que o violão sendo suas afinações mais comuns o Cebolão em mi maior e em ré maior, afinação Boiadeira e Rio Abaixo.
Assim como outros instrumentos de cordas, as violas também podem ser amplificadas eletronicamente. Muitos a utilizam na música popular, jazz, rock, sua utilização mais comum é na música clássica, principalmente em naipes de cordas de orquestras, ou em formações camerísticas como o quarteto de cordas.
Esses instrumentos sem dúvidas, são maravilhosos. Geralmente utilizados em orquestras. ... Dentre os instrumentos de cordas friccicionadas estão o: Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, sendo o Violino o Mais Agudo, e o Contrabaixo o Mais Grave.
Brincadeiras à parte, o violino é o menor e mais agudo instrumento do naipe de cordas e tb é o maior naipe da orquestra. O violoncello ou cello, é o segundo maior instrumento, ou seja, o segundo mais grave.
É justamente essa diferença das cordas que proporciona a principal distinção dos dois: O som. A viola clássica apresenta um timbre mais grave do que o violino. ... Apensar de menor, o arco do violino é mais longo. Já o da viola é mais pesado, proporcionando um som mais potente.
Então não são a mesma coisa. Nunca vi chamarem violoncelo de rabecão. O cello está basicamente 1 oitava acima do contrabaixo (que é transpositor de oitava abaixo, ou seja, a música escrita pra ele soa 1 oitava abaixo do que está na partitura).