A caderneta apresenta os direitos da gestante antes e depois do parto, cartão de consultas, exames e vacinas com espaço para anotações, dicas para uma gravidez saudável, sinais de alerta, como tirar a certidão de nascimento e orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê.
O Cartão da Gestante foi criado no Brasil em 1988, com o propósito de armazenar informações, facilitando a comunicação entre os profissionais que realizavam a assistência pré-natal e os que realizavam o parto nas maternidades 1.
→ Nome da Gestante Preencher o nome da gestante atendida. Como já consta o número da gestação, o nome poderá ser abreviado, constando apenas o 1º nome e as iniciais dos outros nomes e sobrenomes, por exemplo, uma gestante de nome Maria José de Santos Coimbra, seria anotada como Maria J. S. C. na planilha.
Conheça alguns dos direitos garantidos pelo SUS:
E aumentar as chances de um parto normal; hábitos e atividades podem ser decisivos neste momento. Saiba mais!
Para que a força seja verdadeiramente eficaz, deve-se fazer força contraindo a parede do abdómen e empurrando para baixo, acompanhando a contração sempre que tal seja possível. Neste caso, a respiração tem um papel fundamental.
Exercícios, massagens, relaxamento na água e técnicas de respiração são algumas das alternativas para amenizar o incômodo das contrações e podem ser aprendidas em cursos de preparação para o parto.
E tem mais: “A ansiedade não pode ser motivo para desistir do parto normal....