é uma condição em que determinado trabalho é exercido sem a necessidade de qualificação profissional, recebendo, para isso, salários muito baixos. Subemprego é uma situação econômica localizada entre o emprego e o desemprego. Ocorre normalmente quando a pessoa não tem recursos.
Segundo os usuários do MundoAdvogados.com.br, os principais problemas enfrentados recaem sobre acidentes de trabalho, rebaixamento de função, demissão injusta, atividades fora do horário de trabalho, discriminação e assédio moral.
É o prestador de serviços a outra pessoa que não tem vínculo empregatício, mas pode ter um contrato. Trabalhador informal não tem vínculo, nem carteira assinada ou qualquer tipo de contrato. As atividades são esporádicas, geralmente denominadas de bicos, incertas, sem especificidade ou relação com outrem.
É conhecido como trabalho informal aquele tipo de atividade econômica em que o trabalhador não faz suas contribuições para a Previdência nem declara sua renda a Receita Federal, nem tem nenhum tipo de contrato com quem faz os pagamentos pela atividade.
Os trabalhadores informais do país, que tenham pequenos empreendimentos com faturamento de até R$ 36 mil por ano, poderão formalizar seus negócios aderindo ao programa Microempreendedor Individual (MEI), a partir de 1º de julho.