A nomenclatura dos alcinos normais é feita escrevendo-se o prefixo que indica o número de carbonos, o infixo “in” e o sufixo “o”./span>
Os alcinos são hidrocarbonetos de cadeia aberta, insaturados e de baixa densidade. São compostos orgânicos artificiais, obtidos por meio da reação entre água e carboreto de cálcio ou por desidrogenação de um alceno.
Acetileno
O acetileno é o alcino mais importante, sendo a matéria-prima essencial na síntese de muitos compostos orgânicos importantes, como ácido acético, plásticos e mesmo borrachas sintéticas.
Os alcinos ou alquinos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem uma ligação tripla entre carbonos. O mais simples e também mais importante dos alcinos é o etino (HC ≡ CH), mais conhecido como acetileno.
Os alcanos apresentam cadeia aberta formada por ligações simples. Os alcenos são formados por cadeias carbônicas abertas que apresentam uma dupla ligação. Os alcinos apresentam as cadeias carbônicas com ligações triplas./span>
Insolúveis em água. Solúveis em álcool e éter. Eles são mais reativos do que os alcanos. Os pontos de fusão e ebulição são superiores aos dos alcanos com igual número de átomos de carbono.
Sua fórmula geral é: CnH2n. Os cicloalcanos possuem ainda mais dois nomes, que são: cicloparafinas e hidrocarbonetos naftênicos, porque são encontrados em parafinas e no petróleo à base de naftênica.