O globo terrestre possui seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania. Os continentes são grandes extensões de terra emersas, limitadas pelas águas de mares e oceanos.
Toda a água que circunda os continentes pode ser considerada como O Oceano, que pode ser dividido em cinco oceanos:
Características e Importância A costa do Brasil é banhada pelo Oceano Atlântico. O Atlântico está conectado aos oceanos: Oceano Ártico (norte); Oceano Pacífico (sudoeste); Oceano Índico (sudeste); e Oceano Antártico (Sul).
Oceano Atlântico
Se considerarmos que os oceanos, diferentemente dos mares, não estão cercados pelos continentes em pelo menos três lados, podemos dizer que existem apenas três oceanos: o Pacífico, o Atlântico e o Índico, uma vez que os oceanos Glacial Ártico e Glacial Antártico seriam, na verdade, grandes mares (ou um conjunto de ...
"Existem apenas três oceanos no mundo: Pacífico, Atlântico e Índico. Os oceanos Glacial Ártico e Glacial Antártico, na verdade, são mares, pois são rasos e não muito extensos.
O Oceano Pacífico
América do Sul
Oceano Glacial Ártico
É indicado navegar com vento e ondas vindo pela popa do que pela proa. Mas, se o mar estiver muito agitado e o barco, incontrolável, navegue com um ângulo de 45 graus em relação a ambos, que fica mais seguro.
Elas são formadas, geralmente, da seguinte maneira: Quando as ondas quebram, elas empurram a água acima do nível médio do mar. Uma vez que a energia da água é despendida, a água que ultrapassou aquele nível médio é empurrada de volta pela força da gravidade.
— É o movimento de água no sentido do mar aberto, transversal à praia. Ele é formado pelo excesso de água empilhada pelas ondas sobre a praia que retorna atravessando a arrebentação e escavando canais na areia. O movimento é muito rápido e acaba se estendendo até 100 metros para dentro do mar.
No período de lua cheia e de lua nova encontramos as marés mais baixas, portanto essa é a melhor época para viajar para várias cidades do Nordeste, como Porto de Galinhas, Maceió, Maragogi e João Pessoa.
Pode conferir: quando vemos a Lua em fases cheia ou nova, a maré está alta; quando as fases são crescente ou minguante, a maré baixa. Mas não é a Lua em si que determina o volume das águas no oceano, mas uma equação de forças gravitacionais que envolve o satélite terrestre, o Sol e a própria Terra.