Os resultados como Lactobacillus sp, cocos e bacilos são considerados achados normais, fazem parte da flora vaginal e não caracterizam infecção. Considerando-se os microorganismos que causam infecção, a presença de Gardnerella vaginalis e da Candida sp., ambas são classificadas como vulvovaginites.
Cocos (do grego κόκκος, transl. kokkos: 'grão', 'semente', 'baga') são bactérias de forma esférica, ovoide ou arredondada. Quando agrupadas aos pares, recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos, estes são denominados estreptococos.
O corpo humano é constituído por mais bactérias do que células. ... Mais frequentemente ocorre o sobre crescimento cocóide também conhecido como Vaginose Bacteriana (V.B.). Normalmente a Vaginose Bacteriana é acompanhada por um odor a peixe causado pelas aminas produzidas por estas bactérias. (Pinkster 1998).
adjetivo Repleto de pus; que apresenta uma infecção definida pelo aparecimento de pus, secreção amarelada e viscosa.
Purulento; Lâmina danificada ou ausente; Outras causas. Isto ocorre quando o citologista não consegue visualizar mais de 25% dos elementos celulares, devido infiltrado purulento ou hemorrágico, ressecamento e outros artefatos.
Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser: