Exemplo: quando você fica indignado com notícias sobre violência doméstica, você está usando o Senso Moral. CONSCIÊNCIA MORAL - aqui, ocorre o uso do discernimento, da razão. Exemplo: quando a pessoa acredita em seus valores morais e os coloca em prática, ela pensa bem e não cede à imoralidade (na forma dela pensar).
Resposta: Enquanto o senso moral é o sentimento e a ação imediata em resposta as emoções desencadeadas pelos valores morais, a consciência moral está relacionada com a ponderação sobre quais decisões a pessoa deve tomar, em relação ao comportamento de si próprio e de outras pessoas.
Resposta. O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras).
O senso e a consciência morais têm como pressuposto fundamental a ideia de liberdade do agente. Porque os sentimentos e as ações morais dependem de nós mesmos, que nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outros ou obrigados por eles.
A consciência moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lançar- se na ação. ... O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes.
A consciência moral tem uma componente social. É interagindo com os outros e através do processo de educação que a consciência moral se vai formando. O seu desenvolvimento passa pela interiorização de um “dever-ser” que lhe vai sendo apresentado pelos diferentes agentes (família, escola, media, grupo de pares, etc.)
Resposta: Antiético é quando se rompe as barreiras da ética. é quando se infringe regras de convivência social, quando se tem um mal-comportamento profissional, principalmente: quando se rompe valores que significam muito para as pessoas. é quando não se respeita a necessidade do todo para proteger a sua.
Sobre a gênese da consciência moral é correto afirmar: I- A formação de atitudes implica, entre outras coisas, na internalização de proibições e normas socialmente sancionadas. II- Ao longo do desenvolvimento, o controle externo é substituído pelo auto-controle.
A MORAL AUTÔNOMA
Esta construção da moralidade é um processo complexo que envolve desde a aquisição de convenções sociais até o nascimento da moral autônoma. Inteligência, maturidade, afetividade e qualidade das interações sociais estão em jogo. O desenvolvimento do juízo moral não garante sozinho que o sujeito aja moralmente.
Eles são hereditários. Os códigos morais são herdados de uma geração para outra através de sistemas familiares ou formais, como escola, igreja, etc. Dessa maneira, indivíduos desde tenra idade começam a assimilar e aceitá-los como seus.
As normas ou códigos morais são cumpridos a partir da convicção íntima da pessoa que se comporta. Uma pessoa moral age de acordo com os costumes e valores de uma determinada sociedade. Ou seja, quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral.
As fábulas em geral indicam uma história que quer ensinar ao leitor uma lição. A moral serve para resumir essa lição, seria um breve resumo do que a história quer ensinar.
Articule a lição.
A fábula é uma narrativa de caráter ficcional e que usa a alegoria para construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc.
Resposta: Moral da história: quando não nos permitimos observar toda uma situação ou pessoa (visão sistêmica), podemos limitar nossa compreensão por ver apenas parte (visão periférica). Cada ponto de vista é a vista sobre um ponto.