EQST

O Que So Mecanismos De Aço?

O que são mecanismos de ação?

SÍTIOS DE AÇÃO: Locais onde as substâncias endógenas ou exógenas (fármacos) interagem para promover uma resposta fisiológica ou farmacológica. Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico.

O que é ação farmacológica?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

Como agem os fármacos no organismo?

Ao entrar em contato com o organismo, o fármaco irá promover alterações no sistema fisiológico, a fim de produzir seu efeito terapêutico. ... Para isto, este fármaco percorrerá determinados caminhos, conhecidos como mecanismos de ação, sendo específico para cada classe de medicamentos.

O que são medicamentos de ação sistêmica?

Ação sistêmica - Diz-se que um medicamento tem ação sistêmica, quando seu princípio ativo, precisa primeiro ser absorvido (entrar na corrente sanguínea) para, só depois ,chegar no local de ação.

Qual a diferença entre medicamentos de ação local e ação sistêmica?

Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; - Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.

O que é absorção sistêmica?

Em caso de absorção sistêmica (quando uma quantidade for aplicada em uma área muito extensa por um período prolongado), o metabolismo e a eliminação podem ser retardados, por conseguinte, aumentando o risco de toxicidade sistêmica.

O que é via sistêmica?

A via oral pode ser utilizada para um efeito local (trato gastrointestinal) ou sistêmico (após ser absorvida pela mucosa do intestino e atingir o sangue).

O que é um efeito Sistemico?

O efeito sistêmico é o efeito que tem ação no corpo todo, por exemplo um medicamento que é relaxante muscular tem efeito sobre o corpo todo, pois atua em toda musculatura corporal, causando sensação de alivio no músculo.

Qual a diferença entre efeito local e sistêmico?

Tópica: efeito local; a substância é aplicada diretamente onde se deseja a sua ação (o fármaco é exposto sobre a pele). Enteral: efeito sistêmico (não-local); recebe-se a substância via trato digestivo. Parenteral: efeito sistêmico; recebe-se a substância por outra forma que não pelo trato digestivo.

Qual a diferença entre ação local e sistêmica?

- Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; - Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.

Quais as vantagens e desvantagens da via retal?

O medicamento será introduzido na região anal do paciente....

Quais as desvantagens da via retal?

A administração retal geralmente estimula o nervo vago através do esfíncter anal, gerando um risco para os pacientes cardiopatas; Pode irritar a mucosa retal, causar desconforto ou embaraço no paciente; A absorção costuma ser irregular e incompleta.

Quais são as vantagens e desvantagens da via parenteral?

Absorção mais rápida e completa; Maior precisão em determinar a dose desejada. Obtenção de resultados mais seguros; Possibilidade de administrar determinadas drogas que são destruídas pelos sucos digestivos.

Quais as desvantagens do medicamento?

O uso indiscriminado de medicamentos pode mascarar e intensificar doenças, levar a desastrosas interações medicamentosas e ocasionar vários outros prejuízos à saúde21.

Qual a finalidade da via intramuscular?

Injeções Intramusculares depositam a medicação profundamente no tecido muscular, o qual é bastante vascularizado, podendo absorver rapidamente. Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5 ml em locais adequados).

Quais os locais de aplicação intramuscular?

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

O que é uma injeção intramuscular?

Que está situado dentro de um músculo ou que acontece dentro de um músculo.

Como é feita a injeção intramuscular?

Nas injeções intramusculares é preciso que a agulha atravesse todo o tecido cutâneo e adiposo para atingir o músculo. Deste modo, a escolha da agulha deve ser orientada pelas condições físicas do paciente e também pela viscosidade do medicamento.

Por que a injeção é levada na bunda?

"Em crianças, por exemplo, as vacinas intramusculares são geralmente aplicadas nas pernas, porque é onde geralmente elas têm mais tecido", diz ele. "Em adultos, as nádegas também podem ser uma opção, mas não é conveniente porque às vezes têm tecido adiposo, o que torna a vacina menos eficaz", diz.

Qual a posição do bisel da agulha?

Resposta. Resposta:Nas coletas de sangue com agulha e seringa o bisel da agulha deve estar voltado para cima, perfurando a veia com a agulha em ângulo de 30º ou menos, introduzir a agulha mais ou menos um centímetro na veia do paciente.

Como aplicar uma injeção Subcutanea na barriga?

Para iniciar a aplicação é preciso realizar uma dobra cutânea pinçando a pele do paciente com os dedos polegar e indicador. Então é só introduzir a agulha em um ângulo de 90° ou 45° conforme procedimento. O medicamento é injetado lentamente, quando o profissional da saúde empurra o êmbolo da seringa de forma constante.

Qual o melhor horário para aplicar a Clexane?

Em pacientes com alto risco de tromboembolismo (por exemplo: cirurgia ortopédica), a dose recomendada de CLEXANE administrada por via subcutânea é de 40 mg uma vez ao dia, iniciada 12 horas antes da cirurgia, ou de 30 mg, duas vezes ao dia, iniciada 12 a 24 horas após a cirurgia.