Músculos da região glútea: O grande glúteo, que forma a massa da nádega é o mais superficial. Profundamente a ele, existem outros músculos menores, sendo o piriforme, o obturador interno, os gêmeos e o quadrado femoral. O grande glúteo estende-se lateralmente e recobre os músculos médio glúteo e pequeno glúteo.
Face glútea do osso do quadril, entre as linhas glúteas anterior e posterior. O glúteo médio é originado na borda externa da crista ilíaca, espinha ilíaca ântero-superior, fossa ilíaca externa, e aponeurose glútea. Se insere na face externa do trocânter maior do fêmur.
Os glúteos são os músculos que se localizam logo acima da coxa e abaixo da cintura, na porção posterior de um ser humano.
Existem 3 músculos principais que compõem o seus glúteos: glúteo mínimo, glúteo médio e glúteo máximo. Os 3 trabalham juntos para balançar e girar as pernas, estender os quadris e inclinar a pelve para trás.
A principal causa de dor glútea é a compressão do nervo ciático. Este nervo pode ser comprimido por estruturas ósseas, vasculares, cicatrizes ou músculos e tendões. A causa mais comum é anormalidade no músculo piriforme, presente em 15 % da população.
O que fazer: Para aliviar as dores musculares, é indicado ficar em repouso e colocar gelo na reunião para aliviar as dores. Caso a dor seja constante, é importante consultar um médico para que seja feito o diagnóstico e possa ser iniciado o melhor tratamento.
O tratamento para distensão muscular, que consiste na ruptura do tendão que liga o músculo ao osso, ou muito próxima do tendão, pode ser feito através da aplicação de gelo nas primeiras 48 horas após a lesão e o repouso, podendo ser necessário o uso de talas ou muletas, por exemplo.
Nesse caso, sempre que a pessoa apresentar dor ciática o tratamento deve ser feito de forma a alongar e diminuir a tensão do músculo piriforme. As sessões de fisioterapia são uma ótima opção de tratamento para diminuir a dor e o desconforto, sendo geralmente muito eficazes.
Remédios para dor no nervo ciático
Segundo o Dr. Clovis Munhoz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e professor da UFRJ, a Síndrome do Piriforme tem tratamento e raramente é preciso optar pela cirurgia. “O piriforme é um músculo que está localizado na região do quadril.
O tratamento pode envolver:
Alguns dos remédios que podem ser utilizados são:
A dor no ciático dura cerca de seis semanas. Quando isso não acontece, existem tratamentos com anti-inflamatório e analgésico, radiofrequência, injeção de anestésico, fisioterapia analgésica (dor crônica) e fisioterapia fortalecedora (após a dor crônica). A hérnia de disco deve ser tratada quando há sintomas.
O tratamento para hemorroidas pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo proctologista para aliviar a dor e o desconforto, como Paracetamol ou Ibuprofeno, pomadas como Proctyl ou Ultraproct, ou cirurgia, nos casos mais graves, em que a hemorroida fica "presa" no ânus, por exemplo.
Comprimidos para hemorroida Alguns comprimidos que são indicados para tratar as hemorroidas podem ser o Velunidl, Daflon 500 ou Venaflon, porque eles aumentam o tônus venoso, melhoram a circulação sanguínea e reduzem o inchaço e a inflamação.
tomar com 1 copo de água; não deitar nos 30 minutos após a tomada (para diminuir risco de irritação gastrintestinal). as gotas podem ser administradas diretamente na boca ou diluídas em um pouco de água açucarada. Adultos: 50 a 100 mg, 2 vezes por dia, podendo chegar até 200 mg, 2 vezes por dia.
Alguns bons exemplos de remédios para hemorroidas são Hemovirtus, Imescard, Proctosan, Proctyl e Ultraproct, que podem ser utilizadas após a indicação do clínico geral ou proctologista numa consulta médica.
Desta forma, 7 dicas caseiras para lidar com as hemorroidas e ajudar a aliviar os sintomas incluem:
Sintomas
As hemorroidas surgem quando ocorre um aumento da pressão nos vasos sanguíneos em torno do ânus, o que faz com que as veias dilatem e fiquem inchadas e inflamadas, podendo levar à dor e ao sangramento.
Normalmente dentro de 1 semana, podendo variar para mais ou menos. A melhora é progressiva, e existem medidas para aliviar os sintomas.
Evitar comer doces Os doces e alimentos fonte de carboidratos, como arroz, batata ou massas fazem com que as fezes fiquem mais duras o que agrava as hemorroidas, uma vez que a pessoa precisa fazer mais força para evacuar, criando muita pressão nos vasos sanguíneos presentes na região anal.
Na maioria dos casos, as hemorroidas externas desaparecem em apenas 2 dias com medidas simples como banhos de assento, uso de pomadas, e medidas como evitar ficar muito tempo de pé, e aumento do consumo de fibras e água, para amolecer as fezes.
“Quem tem hemorroida não pode fazer musculação” Exercícios intensos que envolvem levantamento de peso podem, sim, agravar a hemorroida, já que promovem um aumento da pressão nas veias da região anal”, diz o cirurgião.
Mentira: desde que você use lubrificante, não há problema. O que pode acontecer é que, sem lubrificação, o pênis machuque ainda mais o ferimento. Se um vaso hemorroidário já estiver inflamado, com a fricção ele pode dilatar, mas é raro que o sexo sozinho cause uma hemorroida.