EQST

O Que So Doenças Infecciosas E Parasitrias Resumo?

O que são doenças infecciosas e parasitárias resumo?

1. O que são doenças infecciosas e parasitárias ( DIP ) ? R: São doenças causadas por seres vivos ou seus produtos . Quando o ser vivo que causa a doença vive às custas de outro ser vivo que o abriga estes são chamados respectivamente de parasita e hospedeiro.

Porque a febre amarela é uma doença infecciosa aguda?

É uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias), causada por um arbovírus, ou seja, vírus transmitido por artrópodes (mosquitos), e que pode levar à morte, nas suas formas graves.

É uma doença infecciosa causada pelo vírus da febre amarela?

O que é a febre amarela silvestre? É uma doença infecciosa febril aguda, causada pelo vírus da febre amarela (transmitido por mosquitos). A doença é comum em macacos, que são os mais afetados pelo vírus.

Qual o vírus que causa a febre amarela?

​A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta incubação (em geral inferior a 10 dias), gravidade variável, causada pelo Flavivirus (vírus da febre amarela), que ocorre na Américas (Central e do Sul) e na África.

Qual é o vetor da febre amarela?

Na febre amarela silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado.

Qual é o mosquito da febre amarela?

A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. A febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (atualmente não temos casos de febre amarela urbana registrados no TO).

Qual é a doença da febre amarela?

Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre e a urbana. A silvestre acomete os macacos. Eles funcionam como hospedeiros do vírus, que é transmitido pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes a outros macacos ou a seres humanos não vacinados que penetrem em seu habitat natural.

Quais são as complicações da febre amarela?

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como:

  • febre alta;
  • icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);
  • hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal);
  • eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Quais são os tipos de febre amarela?

A febre amarela é um tipo de doença causada por um vírus e transmitida por meio da picada de um mosquito. Existem dois tipos de febre amarela: a urbana e a silvestre, sendo que a diferença entre ambas é o tipo de mosquito que transmite o vírus. No geral, os sintomas são os mesmos.

Onde tem mais casos de febre amarela?

Nos últimos 10 anos, têm ocorrido casos da doença em sete países: Bolívia, Brasil, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa. Na África, cinco mil casos são reporta- dos anualmente, sendo a Nigéria o país mais atingido.

Quantas pessoas morreram de febre amarela no Brasil?

O Brasil vive um grande aumento de número de casos de febre amarela. Desde julho de 2017, foram confirmados 779 casos e 262 pessoas morreram em decorrência da enfermidade. Segundo o Ministério da Saúde, o país vive o maior surto da doença já registrado nas últimas cinco décadas.

Quais os três países mais atingidos pelo sarampo gripe e febre amarela?

Resposta. Os países mais atingidos pelas epidemias atuais sarampo, gripe e febre amarela são, respectivamente: Venezuela, Brasil e Países da África.

Quais são as medidas mais eficientes de prevenção contra a febre amarela?

Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

Quais medidas estão sendo tomadas para diminuir ou evitar a propagação da gripe?

Como evitar a transmissão, se você estiver doente Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos; Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel; Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Quais medidas estão sendo tomadas para diminuir ou evitar a propagação do sarampo?

A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes. A dificuldade está no fato de pelo menos 95% das pessoas precisarem estar imunizadas para prevenir novos surtos.

Porque é importante que a população se vacinar contra a febre amarela?

A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Tanto que é a vacinação frequente que impede que a doença se espalhe mesmo em áreas endêmicas. É preciso que ao menos 80% da população seja imunizada contra um vírus para prevenir a doença nestas regiões.

Qual é a importância da vacinação para a saúde pública?

A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença.

Para que serve a vacina contra febre amarela?

A vacina febre amarela (atenuada) é utilizada na prevenção da febre amarela, doença causada por um arbovírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. É recomendada para vacinação em áreas endêmicas ou epizoóticas ou para os viajantes que a elas se destinam.