Os estudos das estruturas internas do corpo são possíveis somente após a morte e com o auxílio dos cortes anatômicos, que são realizados de maneira minuciosa para que as estruturas não sofram danos. Os tipos de cortes são sagital, frontal, transversal, longitudinal e sagital mediano.
Coronal é o corte anatômico que divide o corpo humano em metades ventral e dorsal.
Conteúdo:
Plano coronal ou plano frontal é um dos tipos de planos anatômicos, dividindo o corpo com cortes verticais e perpendiculares ao plano mediano. Assim é possível definir a parte ventral/anterior (frente) da parte dorsal/posterior (costas).
PLANOS DE DELIMITAÇÃO DO CORPO HUMANO Os planos de delimitação são planos tangentes à superfície do corpo humano, que com suas intersecções determinam a formação de um paralelepípedo.
- Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas. - Planos laterais: são as paredes laterais que limitam os membros do lado direito e esquerdo.
A variação anatômica é o conjunto de diferenças morfológicas existentes entre os indivíduos que não causam nenhum tipo de prejuízo funcional. ... Já a monstruosidade é uma condição em que a alteração anatômica é tão discrepante que impossibilita a vida, como no caso da anencefalia.
A monstruosidade trata-se de uma anomalia acentuada incompatível com a vida. Portanto, podemos citar exemplos de monstruosidade: Agenesia, ectrodactilia e eritema migratório lingual. Para resolvermos este problema, utilizaremos nossos conhecimentos em Anatomia Humana, especificamente anomalias anatômicas.
Significado de Monstruosidade Algo ou alguém cujo aspecto ou composição se mostra contrário ao que é natural ou à ordem regular da natureza, irregularidade notável na forma, monstro.