Conjuntos numéricos são coleções de números que possuem características semelhantes. Eles nasceram como resultado das necessidades da humanidade em determinado período histórico. Veja quais são eles!
Este conjunto possui números importantes para a Matemática, como o número pi (~3,14) e o número de ouro (~1,6). A união dos conjuntos dos números Naturais, Inteiros, Racionais e Irracionais formam o conjunto dos números Reais. ... Os números Complexos constituem o maior conjunto numérico existente.
O conjunto dos reais é representado pela letra maiúscula R e é formado pelos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. Veja a representação numérica de cada um desses conjuntos: Conjunto dos números naturais: É representado por todos os números positivos.
Ex: R N, ou seja, o conjunto dos números reais não está contido no conjunto dos números naturais. Ex: Z N, ou seja, o conjunto dos números inteiros contém o conjunto dos números naturais.
Os números racionais são todos os números que podem ser expressos em forma de fração. Os números irracionais são aqueles com uma quantidade ilimitada de algarismos não-periódicos e que não podem ser expressos como fração.
São aqueles que podemos escrever na forma de fração entre números inteiros, com o denominador diferente de zero. São exemplos: a dízima periódica 0,33333..., que pode ser escrita como o resultado da divisão entre 1 e 3, então 1/3. ...
O conjunto dos números irracionais é aquele cujos elementos são números decimais que não podem ser resultado da divisão entre dois números inteiros. Essa definição é o oposto da definição de número racional: qualquer número que pode ser escrito na forma de fração. Não pare agora...
Um número racional que não é inteiro pode ser 1/2. Vale ressaltar que: O conjunto dos números naturais é formado pelos números que representam quantidade: IN = {0, 1, 2, 3, 4, 5, ...};