É conhecida popularmente como guaçatonga, erva-de-lagarto, erva-de-bugre. Casearia sylvestris Sw. é uma espécie nativa da flora brasileira, da família Salicaceae e que apresenta distribuição geográfica em quase todo o território nacional, presente em todos os biomas brasileiros.
A porangaba, também conhecida como chá de bugre ou café do mato, é um fruto que possui propriedade diuréticas, cardiotônica e antiviral, podendo ser utilizado para acelerar o metabolismo, favorecer a circulação sanguínea e combater infecções virais, especialmente a herpes.
Como fazer o Chá de Bugre: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Uma propriedade importante do chá-de-bugre é o de curar o herpes, esta infecção viral tão comum e que incomoda nas suas variadas manifestações. Para fazer o tratamento, basta fazer um chá das folhas do chá-de-bugre e tomar este chá em dose normal, digamos uma xícara 3 vezes ao dia.
Os sintomas da forma branda são lesões nas hastes e folhas, causadas por outros patógenos e pragas, ou seca de ramos terminais no final da estação de crescimento, sem causar danos à produtividade da cultura.
Família: Anacardiaceae. Nome científico: Lithraea brasiliens March. Nome popular: pau-de-bugre, coração-de-bugre, aroeirinha preta, aroeira-do-mato, aroeira-brava. Parte tóxica: todas as partes da planta.
Ao entrar em contato direto com alguma planta venenosa deve-se: