Entre os chamados agentes intempéricos (que provocam o intemperismo), podemos citar a água, o vento, o clima e os seres vivos.
O intemperismo é o processo de transformação das rochas por desagregação (física) ou decomposição (química) de suas estruturas, dando origem aos sedimentos e interferindo em processos sedimentares, como a erosão, a diagênese e a pedogênese (formação dos solos).
O intemperismo, também chamado de meteorização, é o processo de desgaste das rochas por meio de elementos químicos (decomposição), físicos (desagregação) ou biológicos. ... A erosão, por sua vez, é o conjunto de fenômenos que envolvem o desgaste, o transporte e a deposição das rochas e dos solos.
As rochas ígneas intrusivas cristalizam-se quando o magma intrude em uma massa de rocha não-fundida em profundidade na crosta terrestre. Cristais grandes crescem enquanto o magma esfria, produzindo rochas de granulação grossa.
O metamorfismo é o nome do processo no qual surgem as rochas metamórficas. Seguem abaixo os principais tipos de metamorfismos para a formação desse tipo de rocha: Metamorfismo Dinamotermal ou Metamorfismo Regional: influenciado pela temperatura e pressão.