É um guisado mesmo. Antes de guisar, vamos singer? Estou falando de uma técnica francesa que consiste em envolver cada cubo de carne (bem seco com papel-toalha ou pano de prato) com farinha de trigo, para dar um sabor a mais na hora de dourar a carne e, também, para engrossar o molho.
Significado de Talhar verbo transitivo Fazer talho ou corte em; cortar, golpear: talhou a mão com a faca.
Significado de Talhado adjetivo Que se talhou ou cortou; cortado, retalhado.
O constituinte do leite envolvido com a coagulação é a proteína, a caseína do leite. Quando ela coagula a gente diz que o leite “coalhou” ou “talhou”. ... Então é isso, o leite coagula quando a gente ferve porque já estava ácido, ou no popular, já estava ficando azedo antes de ser aquecido.
Modo de Preparo
Coloque o leite em uma panela, leve até o fogo e deixe até que ferva. Depois de fervido, desligue o fogo e adicione as 5 colheres de vinagre branco (vai coalhar na hora). Espere um pouco até que a temperatura do leite coalhado esteja adequado para ser adicionado em uma peneirinha de plástico.
Deixe o leite descansar por 40 minutos, de preferência em um lugar quentinho para manter a temperatura de 36ºC. Para saber o ponto do leite coalho, coloque uma faca e levante levemente. Caso a mistura dê uma 'rachadinha', está correto.
Mexer durante 2 minutos, para misturar bem o coalho no leite. Deixar o leite em repouso de 40 a 45 minutos, tempo ideal para coalhar. Após o leite coalhar, cortar a massa em cubos de 2 x 2 x 2 centímetros, da mesma forma que no queijo Minas frescal.
Coloque o leite em uma panela grande juntamente com o suco do limão, aguarde aproximadamente 15 minutos até o leite talhar. Adicione o açúcar e mexa até perceber que dissolveu bem, acrescente os cravos e leve ao fogo médio até ferver mexendo de vez em quando.
Se estiver usando um termômetro culinário, a temperatura ideal neste momento é 45 ºC. Esse é ponto chave da receita: se o leite estiver muito quente, mata os micro-organismos responsáveis pela formação do iogurte; se estiver muito frio, não estimula o crescimento e atividade dos micro-organismos.
A lactose (o açúcar do leite) é transformada em ácido láctico, que será o agente da coagulação do leite. São usadas duas bactérias para a transformação da lactose em ácido lático: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. A fermentação ocorre a uma temperatura de 42 a 43º C durante aproximadamente 4 horas.
Coloque 1 litro de leite fresco e integral em uma panela e leve ao fogo (se fizer com leite desnatado ele fica mais ralinho). Assim que o leite subir, apague o fogo. Deixe amornar até uma temperatura em que colocando o dedo ele aguente sem queimar, o que será por volta de 45 ºC.
Um bom exemplo de novidade é o iogurte grego, com a consistência mais elaborada, ele já faz sucesso na rotina de muitas pessoas adeptas à vida saudável. Este iogurte é de fato uma ótima opção para quem quer se alimentar bem sem abrir mão do sabor.
Um bom iogurte deve conter apenas leite e fermento lácteo. Portanto, quanto mais próximo disso o iogurte for, melhor ele. Procure um iogurte com o mínimo de conservantes e corantes possíveis. Evite iogurtes com frutas.
Consumir iogurte diariamente pode reduzir risco de doenças cardiovasculares.
De acordo com os especialistas, devem comer-se pelo menos três porções de produtos lácteos por dia, entre estes está incluindo o iogurte. Assim, é recomendado que se coma diariamente entre um ou dois iogurtes.
Os produtos trariam ainda na parte da frente do rótulo um indicativo do alto teor de ingredientes que, se consumidos em excesso, podem fazer mal à saúde, como açúcar, sódio e gordura. Uma das propostas, apresentada pelo Idec, é que haja um sinal de alerta na parte da frente do produto.