EQST

O Que Significa Ter Respaldo?

O que significa ter respaldo?

A existência de respaldo jurídico é a garantia de que uma decisão pode ser tomada e é legalmente permitida. Se a decisão jurídica está respaldada, significa que ela é permitida pela lei.

Tem respaldo sinônimo?

18 sinônimos de respaldar para 3 sentidos da palavra respaldar: Dar apoio e respaldo: 1 apoiar, abraçar, aceitar, adotar, aplaudir, aprovar, corroborar, defender.

O que significa a palavra espaldar?

substantivo masculino Parte de trás de uma cadeira, um banco ou de uma cama, usada para apoiar as costas; encosto, espalda, respaldo. [Antigo] Na armadura, peça que salvaguardava os ombros e as costas; espaldeira. Etimologia (origem da palavra espaldar). Do latim spalutare; espalda + ar.

O que significa respaldo constitucional?

Que tem o respaldo da Constituição; que é determinado, regido ou permitido por Constituição (mandato constitucional, salvaguarda constitucional) [ Antôn.: anticonstitucional , inconstitucional. ]

O que é um rescaldo?

1 A cinza que ainda conserva algumas brasas. 2 O calor refletido de uma fornalha ou de um incêndio. 3 Cinzas expelidas por um vulcão. 4 Ato de deitar água nas cinzas de um incêndio.

O que é o rescaldo de um incêndio?

RESCALDO: fase do serviço de combate a incêndio em que se localizam focos de fogo escondidos ou brasas que poderão tornar-se novos focos.

Quais os componentes de um extintor de água?

Principais características de extintor de incendio a água 10 litros Acepex

  • Marca: Acepex;
  • Fácil Manuseio;
  • Capacidade extintora; 2-A;
  • Composto de água;
  • Carga de 10 litros;
  • Pressurização direta;
  • Descarga em 55 segundos;
  • Norma NBR 15808;

Quais os componentes de um extintor de água para qual classe de incêndio ele é indicado?

São indicados para incêndios classe B e C. E estes são exatamente os casos em que a água não surte efeito, líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.

O que é um material Piroforico?

Os metais ou materiais pirofóricos, são aqueles mais propensos a um início de combustão espontânea, quando fundidos em contato com água. Acontece também se relacionado com bastante umidade — até com o ar — e se a temperatura de ambos estiverem menor que a temperatura ambiente, causam fogo.

Quais materiais pertencem os incêndios de classe C?

Classe B - Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. Classe C - Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.

O que compoe um extintor de incêndio?

Dióxido de Carbono, também chamado de Gás Carbônico, que extingue o fogo por retirar o oxigênio. Utilizado em líquidos e gases (como a gasolina, o álcool e o GLP) e materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente elétrica. Espuma, usada em incêndios de líquidos e sólidos.

Qual a pressão de um extintor de incêndio?

Corpo do extintor de incêndio para carga de dióxido de carbono (CO2) e os destinados a gases expelentes, sem costura, cuja pressão, a 20º C, seja superior a 3 MPa (30kgf/cm²).

Como funciona um extintor de incêndio?

1) Todo extintor possui um lacre na alavanca, que é puxado para ser solto antes do uso. Em seguida, a mangueira deve ser apontada para a base do fogo. ... Ela desce e abre um tubo cheio de gás comprimido (geralmente, gás carbônico) dentro do extintor. Se a alavanca deixa de ser pressionada, a abertura é fechada.

Qual é a composição do extintor ABC?

Geralmente, os extintores desse tipo utilizam um pó branco a base de bicarbonato de sódio para cessar o incêndio. ABC: Esses extintores são utilizados para o combate de incêndios causados por líquidos inflamáveis, madeiras e equipamentos elétricos. Normalmente, eles são compostos por um pó amarelo a base de Amônia.

O que é extintor PQS ABC?

Dessa forma, os extintores tipo pó químico seco ABC são indicados para combate de incêndios classe A (combustíveis sólidos como papel, madeira e tecidos), classe B (líquidos inflamáveis) e classe C (equipamentos eletrônicos). É o tipo de agente extintor recomendado para a classe C por não ser condutor de eletricidade.

Para que serve o extintor ABC?

Em caso de incêndios provocados por materiais de fácil combustão, líquidos inflamáveis e relacionados à eletricidade, o ideal é usar extintor de incêndio abc.

O que é o extintor de PQS?

O extintor mais comum em edificações residenciais é o de pó químico seco (PQS), pois o mesmo serve para vários tipos de fogo e, além disso, é em geral mais barato que os demais. A média de valores encontrada no mercado é de R$ 80,00 para extintores de PQS BC e de R$ 115,00 para PQS ABC.

Quando devemos usar o extintor de espuma?

O extintor de espuma mecânica é indicado para os acidentes classes A e B. Para quem não sabe os acidentes classe A envolve materiais sólidos como tecidos, papelões, madeiras, etc, neste caso, após a queima, a função de um extintor de espuma mecânica ou de um extintor de água é deixar os resíduos como cinzas.

Como identificar um extintor de incêndio?

Cada agente é indicado para um tipo de incêndio, separados em classes, conforme abaixo:

  1. Classe A: incêndios ocorridos em materiais fibrosos ou combustíveis sólidos. ...
  2. Classe B: incêndios ocorridos em combustíveis líquidos ou gases combustíveis. ...
  3. Classe C: incêndios ocorridos em materiais energizados.

Qual a diferença entre CO2 e PQS?

Pó Químico – Esse extintor apaga o fogo por abafamento, interrompendo o processo de combustão. ... Gás Carbônico (CO2) – Devido ao CO2 não ser um condutor de eletricidade, os extintores deste tipo são ideais para incêndios de classe C, podendo ser utilizados também em incêndios de classes A e B.

Qual a classe do extintor de CO2?

II- EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2) É empregado para extinguir PEQUENOS focos de fogo em líquidos inflamaveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).

Quais os 4 tipos de extintores?

Quais os tipos de extintores de incêndio que existem?

  • Tipo A. É a classe em que os incêndios são provocados por materiais sólidos como papel, borracha, algodão, madeira e tecido. ...
  • Tipo B. ...
  • Tipo C. ...
  • Tipo D. ...
  • Tipo K. ...
  • Extintor para classes ABC. ...
  • Extintor com gás carbônico. ...
  • Extintor com água pressurizada.

Como identificar extintor no escuro?

Caso você esteja numa situação real e não consiga distinguir qual extintor é, aponte e dispare um pequeno jato na direção contrária ao fogo assim você terá certeza de qual é o agente e poderá então usa-lo ou não no princípio de incêndio.

Em que tipo de incêndio é usada a água como extintor?

A água é o agente extintor de uso mais comum e é um extintor muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido, neblina nos incêndios de Classe A ou vapor, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles.

Qual o gás propelente usado dentro dos extintores de água e pó químico seco?

EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO O agente propulsor pode ser o GÁS CARBÔNICO ou NITROGÊNIO. O agente extintor forma uma nuvem de sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do .

Qual o extintor correto para cada classe de fogo?

- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.

Quais os tipos de extintores e para cada um serve?

Tipos de extintores:

  • PÓ QUÍMICO – Indicado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis). ...
  • GÁS CARBÔNICO (CO2) – Indicado para incêndios de classe C (equipamentos elétricos). ...
  • ÁGUA (H20) à Indicado para incêndios de classe A (madeira, tecido, papel e materiais sólidos em geral).

Quais extintores são adequados à classe de fogo do tipo A?

Incêndios classe A devem ser combatidos com extintores à base de H20, que tem capacidade de resfriar o ambiente, ou espuma. Classe B – Assim são classificados os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. São exemplos materiais como gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas, graxas, GLP.