Este exame pretende avaliar todo o colo do útero, em especial a zona de transformação (ZT) ou junção escamocolunar (JEC), uma vez que é nesta área que ocorrem as alterações responsáveis pelo aparecimento das lesões cervicais.
A importância do encontro de células colunares endocervicais está na afirmação de que a JEC foi alcançada durante a colheita do material. Isto é muito importante, pois é nesta localização que incide com maior freqüência o tipo histológico mais comum de câncer do colo uterino: o carcinoma de células escamosas.
A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção escamo-colunar (JEC), tem sido considerada como indicador de qualidade do exame, pelo fato de as mesmas se originarem do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres de útero4.
JEC é a abreviatura da Junção Escamo-colunar. Quer dizer o seguinte: local onde o epitélio que recobre a vagina e o colo do útero, encontra com o epitélio colunar, que reveste o útero e o colo do útero por dentro.
As causas da ectopia cervical são variadas, podendo ser decorrentes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HPV, influências hormonais, inflamação (cervicite) e uso de anticoncepcional hormonal, que pode estimular a alteração no tecido do colo do útero e causar sua exteriorização.
A ferida no colo do útero, cientificamente chamada de ectopia cervical ou papilar, é causada por uma inflamação da região do colo do útero.
O tratamento para ferida no útero deve ser sempre orientado por um ginecologista e pode ser feito com a aplicação de pomadas ginecológicas, com propriedades antissépticas, hormonais ou regenerantes, como policresuleno, clostebol e neomicina, por exemplo, que ajudam a cicatrizar a lesão, devendo ser aplicadas ...
A ectopia tem que ser tratada na presença de corrimento mucoide em grande quantidade e na presença de sangramento nas relações sexuais. Esse tratamento é realizado pela cauterização e o albocresil não irá tratar a ectopia. Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico.
A Ectopia cervical realmente não impede de engravidar apenas geralmente pode aumentar o corrimento vaginal e eventualmente causar sangramento ou dor nas relações sexuais principalmente durante a gravidez.
Um útero aumentado é comum e pode ser um sintoma de uma variedade de condições médicas, algumas das quais requerem tratamento. Duas das causas mais comuns de um útero aumentado são miomas uterinos e adenomiose.