Conforme evidenciado, para se conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa, precisamos somar os bens com os direitos e desse total, subtraem as obrigações. O resultado obtido será a riqueza líquida. Em alguns casos os somatórios dos bens mais direitos superam o valor das obrigações.
Situação líquida positiva, favorável ou superavitária Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações.
Situação Patrimonial Líquida POSITIVA: quando os bens e direitos excedem o valor das obrigações exigíveis. ... Situação Patrimonial Líquida NEGATIVA (passivo a descoberto): quando os bens e direitos forem menores que as obrigações exigíveis.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO = BENS + DIREITOS - OBRIGAÇÕES O Patrimônio Líquido, portanto, é a medida eficiente da verdadeira riqueza. ... Duplicatas a Receber: direito a receber em decorrência de vendas a prazo. Fornecedores: conta em que se registram as obrigações decorrentes de compras a prazo.
São contas que estão constantemente em giro, movimento, circulação. Neste grupo são registrados os bens e direitos que a empresa consegue realizar (transformar) em dinheiro até o final do exercício seguinte, ou seja, no curto prazo.
Alguns exemplos de ativos são: estoque (de produtos acabados ou de matéria-prima); bens, como máquinas, equipamentos e prédios; e ainda contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas a receber. A sede da empresa, por exemplo, se for própria, é contabilizada como um ativo, pois faz parte do patrimônio.
Ativos financeiros são direitos econômicos que têm um valor específico e podem ser negociados no mercado financeiro. ... É o caso de CDBs, títulos do Tesouro Direto e ações, por exemplo, que estão entre os investimentos mais conhecidos e também são chamados de “ativos de papel”.