A gastrite erosiva é aquela que provoca pouca inflamação, mas causa erosão da parede do estômago, levando à perda da mucosa. A gastrite erosiva também pode levar à formação de úlceras e sangramentos. Na gastrite não-erosiva, ainda existe mucosa presente, mas a mesma encontra-se muito inflamada.
- Linguiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva; - Bebidas alcoólicas; - Refrigerantes; - Leite e derivados em excesso (mais de 2 porções/dia);
Na gastrite alimentos gordurosos podem piorar os sintomas clínicos. Prefira queijos com menor teor de gordura, como o cottage e a ricota. O consumo de queijos não atrapalha o tratamento do H. Pylori, que é uma bactéria.
Em dias de queimação brava, nada de comer queijos, castanhas, carnes gordurosas e afins. Se for inevitável, pelo menos pegue leve na hora de medir a dose e, de preferência, não consuma esse tipo de alimento à noite.
Algo que quase ninguém imagina é que a primeira atitude recomendada é cortar leite e seus derivados. Isso, mesmo! Iogurte, queijos, manteiga, sorvetes, entre outros, entram na lista dos proibidos para quem está com gastrite.
Bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas. Doces concentrados: marmelada, doce de leite e goiabada. Frios e embutidos: salsicha, linguiça, mortadela, salame, presunto. Queijos gordurosos: mussarela, parmesão, gorgonzola, provolone, brie e cheddar.
- Queijos brancos, como ricota, minas frescal ou coalho light; - Temperos naturais, como ervas finas, alho, cebola, salsinha, coentro, mostarda. - Tomar chá de gengibre também melhora a digestão e diminui azia e enjoo, veja como fazer aqui.
Alimentos permitidos Os produtos lácteos e seus derivados devem ser desnatados, sendo recomendado o consumo de queijos brancos, como o ricota e o cottage. Também é possível consumir pão, arroz, banana, macarrão, batata e feijão sem qualquer contraindicação.