Transtorno de personalidade paranoide é caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros que envolve interpretar seus motivos como maliciosos.
Geralmente, este transtorno surge no início da idade adulta, podendo ser causado por fatores hereditários e vivências da infância. O tratamento é realizado com sessões de psicoterapia e em alguns casos pode ser necessário recorrer a administração de medicamentos.
As pessoas com esquizofrenia paranoide apresentam como principais sintomas:
Toda pessoa que sofre de alguma incapacidade permanente total terá direito a aposentadoria por incapacidade, o que não é diferente no caso da esquizofrenia. ... E mesmo quem recebe a aposentadoria por invalidez deve passar pela perícia médica do INSS a cada dois anos.
Não existem fatores psicológicos ou ambientais que causam a esquizofrenia, mas sim fatores de vida que são gatilhos para o início das alterações cerebrais da doença. Várias substâncias químicas, denominadas de neurotransmissores, estão alteradas no cérebro do esquizofrênico, principalmente dopamina e glutamato.