2. ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós; 3. ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles.
A primeira pessoa, também chamada de falante , locutor ou emissor, é a pessoa que fala, que enuncia o discurso. Em língua portuguesa, a primeira pessoa é representada, no singular, pelos pronomes eu, me, mim e, no plural, pelos pronomes nós, nos, nosco, a gente..
Narrativa em primeira pessoa é um enfoque da literatura em que a história é narrada por um personagem de cada vez, falando sobre e si mesmo.
pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles). ... ª pessoa do singular: tu - Indica que existe um ouvinte. 3. ª pessoa do singular: ele - Indica que existe uma pessoa assunto.
Singular é um adjetivo referente ao que é único, exclusivo, peculiar, raro ou que se diferencia dos demais pela sua excepcionalidade. ... A conjugação dos verbos na língua portuguesa é dividida da seguinte forma: primeira pessoa do singular (Eu), segunda pessoa do singular (Tu), terceira pessoa do singular (Ele ou Ela).
Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
A singularidade apresenta-se nos seres humanos relacionada a elementos ou traços característicos da forma física ou natural. Mas ela também pode apresentar-se nas características cognitivas e psiclógicas do desenvolvimento humano, que podem se destacar dos comportamentos dos demais. É a chamada singularidade humana.
O verbo apresenta flexão de número quando indica o singular ou o plural em sua forma. Aparecem no singular quando se referem a uma única pessoa (eu corro/ ela corre) e no plural quando é mais de uma pessoa (nós corremos, eles correm). Logo, os verbos se flexionam em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª).
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
Indicativo
Conjugação pronominal
Conjugação do verbo: ir
Subjuntivo
Portanto, as duas escritas são usadas na língua portuguesa, porém o termo “desse” se refere a entregar algum a alguém, já a escrita “desce” refere-se a “ir para baixo”.
dar
Resposta. Resposta:As duas formas – doou e dou – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações pois são conjugações referentes a diferentes verbos.