Nas pessoas que sofrem de sensibilidade alimentar, termo utilizado popularmente para determinar outras reações adversas aos alimentos, as complicações geralmente aparecem porque esses indivíduos têm alguma doença especifica associada a essa sensibilidade, podendo ser agravada caso seja ingerido o alimento inadequado.
O amendoim, os crustáceos, o leite de vaca e as nozes são os alimentos que com maior freqüência provocam reações graves (anafiláticas). Os alimentos podem provocar reações cruzadas, ou seja, alimentos diferentes podem induzir respostas alérgicas semelhantes no mesmo individuo.
“Pele com prurido, manchas calvas, vermelhidão, placas de urticária, edemas e coceiras na parte interna das orelhas são alguns dos sinais mais comuns de alergia alimentar nos cães” descreve a médica veterinária Marcela Machado. Verifique também se as fezes do animal estão firmes ou sem forma.
De uma forma geral, é possível afirmar que os alimentos mais susceptíveis de originar uma alergia ou intolerância alimentar são aqueles cujo conteúdo proteico é mais elevado e consumidos com mais frequência, como: leite, carne de vaca ou porco, trigo, ovos, soja ou peixe.
A reação alérgica nos cachorros é causada por componentes presentes na saliva da pulga ou do carrapato, que é colocada na pele durante a picada. Esse tipo se refere a alergias a fontes de proteínas e carboidratos ingeridos na alimentação.
Antialérgico para cachorro
O cachorro com alergia não é incomum e o problema pode surgir em qualquer fase de vida. Nesses casos, o uso de antialérgico para cachorro é o tratamento mais recomendado para controlar o processo alérgico e garantir mais bem-estar ao seu amigo.
O Apoquel é um remédio para dermatite canina, indicado para aliviar a coceira e proporcionar mais tranquilidade ao seu cãozinho. Diferente de outros medicamentos como a corticoide, ciclosporina ou anti-histamínicos, o Apoquel é o único tratamento que age diretamente no causador da coceira.
Se você está notando que seu cachorro anda se coçando muito, a primeira medida deve ser levá-lo ao veterinário. Esse profissional irá examinar seu melhor amigo e passar um diagnóstico. Para aliviar a coceira, no entanto, um medicamento extremamente eficaz é o Apoquel.
Violeta Genciana tem ação bactericida e cicatrizante, e a citronela age como repelente e hidratante. Deve-se aplicar em feridas acidentais e por outras causas, tais como, castração, descorna, tosquia, marcação, amputação e pós-operatório em geral.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de dermatite atópica são:
Além disso, o médico pode receitar cremes emolientes, como Mustela ou Uriage Emoliente, ou pomadas para dermatite alérgica, como Dexametasona, para ajudar a diminuir a irritação da pele e a vermelhidão, aliviando a coceira e o desconforto.
Já quando a dermatite aparece em outros locais do corpo, como o rosto, é sempre recomendado consultar o dermatologista porque, normalmente, é preciso usar uma pomada antifúngica, como Cetoconazol, ou uma pomada corticoide, como Desonida ou Hidrocortisona.
A dermatite atópica tem cura? A médica afirma que a dermatite atópica não tem cura, mas pode ser controlada com algumas medidas bem simples - que vão desde a hidratação até a consulta regular com o dermatologista.
Os médicos elencaram alguns fatores de risco para o desenvolvimento de dermatite atópica, que incluem:
BENEFÍCIO ACIDENTÁRIO. DERMATITE ALÉRGICA DE CONTATO. AUSENTE INCAPACIDADE TOTAL E PERMANENTE. O TRABALHADOR NÃO FAZ JUS À APOSENTADORIA POR INVALIDEZ ACIDENTÁRIA.
Alimentos que se devem evitar