Avião
20 de julho de 1873, Santos Dumont, Minas Gerais, Brasil
Irmãos Wright
Santos Dumont
Santos Dumont morreu após cometer suicídio aos 59 anos. Ele não deixou bilhete, mas suspeita-se que tenha ficado decepcionado ao ver aviões em combate durante a Revolução Constitucionalista de 32.
23 de julho de 1932
Alberto Santos-Dumont tirou a própria vida em um quarto do Grande Hotel de La Plage, Guarujá, em 1932. O motivo, dizem alguns, teria sido uma profunda depressão causada pela constatação de que o avião, seu invento, estava sendo usado para fins militares.
59 anos (1873–1932)
Santos Dumont (1873-1932) foi um inventor brasileiro. "O pai da aviação". Com o "14-Bis", executou, em Paris, o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. Alberto Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873.
Avião
Os meus balões1904
A invenção do identificador de chamadas, também conhecido como Bina, veio diretamente de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e surgiu no ano de 1977. Mas o inventor dessa maravilha, que nos permite escolher quem vamos atender ou ignorar, suou muito a camisa para conseguir ganhar o reconhecimento oficial por sua criação.
Santos Dumont era um garoto curioso. Ele gostava de motores, de mecânica e de tecnologia. Na infância, leu A volta ao mundo em oitenta dias, de Júlio Verne. Esse livro teve influência decisiva em seu sonho de voar.
140 anos de Santos Dumont: veja 7 contribuições do pioneiro da aviação. O chuveiro de água quente, o ultraleve, o dirigível e o relógio de pulso.
Há exatos 109 anos, no dia 23 de outubro de 1906, o avião fazia o famoso voo de 220 metros em Paris - data que foi escolhida para comemorar o Dia da Aviação.
Conhecido como o pai da aviação, o brasileiro também foi o criador de outros objetos inusitados. Além de máquinas voadoras, Alberto Santos-Dumont criou objetos que a humanidade consideraria bem menos importantes.
7 de setembro de 1906
Foi em 23 de outubro de 1906 que Alberto S. Dummont apresentou um rústico avião a uma comissão julgadora, o 14-Bis, marcando dessa forma a origem da aviação. ... As asas de um avião são projetadas e construídas de forma que elas cortem o ar.
Na Quinta-Feira 11 de maio de 1899 aconteceu a primeira experiência de Santos Dumont com o seu balão dirigível nº 2. Tal aeróstato era flexível, com 25 metros de comprimento e 3,8 metros de diâmetro. Esse fato teve como cenário o Jardim da Aclimação, em Paris.
Santos-Dumont projetava, financiava, construía e testava suas aeronaves com o apoio de mecânicos franceses. Foi aí que iniciou estudos para desenvolver balões dirigíveis.
Segundo Gustavo, a maioria dos países defende a primazia dos irmãos Wright. “Há algumas exceções, como Portugal e França, além de alguns países da América Latina, que dão a Santos Dumont os créditos da invenção do avião.
A expressão “o pai da aviação” refere-se a Santos Dumont, tendo em vista o feito dele no campo da aviação, que o tornou notável, célebre. ... Em outro momento, Dumont é visto em clima de romance com a “primeira dama a voar em um dirigível”.