A Sabinada foi um levante armado ocorrido na província da Bahia, entre novembro de 1837 e março de 1838, tendo como palco principal a cidade de Salvador. O nome do movimento se deve a seu líder, Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, republicano, médico, jornalista e revolucionário federalista.
A Sabinada foi um movimento de revolta que eclodiu na Bahia. Foi liderada pelo médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, por isso ficou conhecida como Sabinada. O principal objetivo da revolta era instituir uma república baiana, mas só enquanto o herdeiro do trono imperial não atingisse a maioridade legal.
A Balaiada foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. ... As causas da revolta estão relacionadas às condições de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região. Nesta época, a economia agrária do Maranhão atravessava um período de grande crise.
A Balaiada terminou em 1841 com a derrota dos escravos e pessoas que integravam o movimento revoltoso. As tropas imperiais saíram vencedores e cerca de 12 mil pessoas moraram, entre escravos e outros membros da balaiada.
A Paz do Ponche Verde foi assinada pelo Presidente da República Rio-grandense Gomes Jardim e pelo Duque de Caxias em 28 de fevereiro de 1845. ... Assim, encerrava-se a revolta dos Farrapos e a paz voltou ao Rio Grande do Sul. Era o fim dessa ímpia e injusta guerra, que perdurou por dez anos, de 1835 a 1845.
Revoltas no Norte: Cabanagem, Balaiada e Sabinada. A Cabanagem, movimento que ocorreu na província do Grão-Pará, entre os anos de 1835 e 1840, pode ser vista como um prosseguimento da Guerra da Independência na região. Desde a emancipação política, em 1822, a Província do Grão-Pará, vivia um clima agitado.
Revolução Farroupilha, foi uma revolta separatista iniciada no Rio Grande do Sul (de 1835 a 1845), durante o Período Regencial. ... Essa revolta, que contou com nomes como Bento Gonçalves e David Canabarro, foi a maior revolta provincial de todo o período monárquico brasileiro, pois teve duração de 10 anos.
Balaiada
A Balaiada, revolta popular ocorrida na província do Maranhão no contexto do Período Regencial (quando muitas outras revoltas do tipo aconteceram), teve participação de setores variados da população: desde os artesãos manuais, os pequenos comerciantes, até parte da elite local.
1838