Ocorre reverberação quando o intervalo de tempo da chegada de sons no ouvido humano é inferior a 0,1 s. A sensação percebida é o prolongamento do som emitido. ... Esse fenômeno é um clássico exemplo de reverberação.
O fenômeno de reverberação das memórias corresponde à ativação da rede de neurônios que guarda a representação daquela experiência. Essa reverberação, mostra o estudo, dura horas no córtex, mas é bem mais rápida no hipocampo, numa evidência eletrofisiológica da peregrinação da memória dentro do cérebro.
A reverberação é um fenômeno em ondulatória causado pela reflexão da onda sonora. ... Já na reverberação o tempo de percepção não é suficiente para distinguir o som refletido do som original.
A dica principal para minimizar o efeito dos sons graves é colocar pedaços de madeira compensada a uns 10 centímetros (no máximo) da parede do quarto. Entre a parede e a madeira, se possível, coloque lã de rocha. Esse material ajuda a amortecer as vibrações e a absorver o som.
Geralmente o isolamento acústico para o piso é instalado entre a laje e o contrapiso, de forma a garantir um desempenho melhor. O valor médio a ser investido para isolar o piso acusticamente gira em torno de R$ 90,00 o m², ou seja, para instalar o isolamento em uma área de 20 m² o preço médio é de cerca de R$ 1.
Isolamento acústico residencial é possível
Na verdade, o melhor a fazer é já prever o isolamento acústico na construção da casa ou do edifício. Aqui, os riscos de instalar e não funcionar caem por terra. Em todo caso, a melhor solução é o forro de gesso duplo com lã de rocha de 32kg/m3, com 2 polegadas de lã de 64kg/m3 e 2 polegadas.
Com relação à sua iluminação, basta fazer um pequeno furo na lã de rocha e cortar um pequeno pedaço do Drywall para que a fiação possa passar. Depois é só emassar o pedaço de Drywall cortado e prender normalmente a luminária no teto.