As retrações intercostais são movimentos que envolvem os músculos existentes entre as costelas. As retrações ocorrem quando esses músculos são puxados para dentro e são resultado da pressão reduzida na cavidade torácica. Este sintoma geralmente é um indício de um problema respiratório.
A inspiração normal e em repouso é realizada pelo diafragma, que expande e encurta a caixa torácica. O diafragma contrai e puxa as superfícies inferiores dos pulmões para baixo. Simultaneamente, os músculos da inspiração elevam as costelas. Estes músculos são principalmente os intercostais externos.
A fadiga muscular respiratória pode ser con- ceituada como a perda de força muscular sub- seqüente ao trabalho ou ainda como a incapa- cidade do músculo respiratório gerar suficien- te pressão inspiratória para uma adequada ven- tilação alveolar.
Fadiga é o nome que se dá a um sintoma que está caracterizado pela sensação de desgaste, cansaço e falta de energia. Como é de se esperar, este é um sintoma bastante recorrente entre os mais diferentes tipos de doenças e condições.
O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser um sinal de algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.