Como Foi Inventado O Celular?

Como foi inventado o celular

Hoje é quase impossível imaginar como seria a nossa vida sem o celular. Alguns estudiosos, afirmam que o objeto já pode ser considerado uma extensão do nosso corpo. Mas, se atualmente ele é tão essencial, como as pessoas viviam sem ele a (por incrível que pareça) poucas décadas atrás?

Em abril de 1973 a Motorola, concorrente da Ericsson, lançou o Dynatac 8000X, um celular portátil com 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesando  1 quilo, com uma bateria que durava 20 minutos. A primeira chamada telefônica de um celular móvel, foi feita de uma rua em Nova Iorque pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T. A partir daí Cooper passou a ser considerado o pai do celular.

Lançamento no Brasil

Na década de 1980, surgiu a Ameritech Mobile Communications , LLC, a primeira empresa a fornecer serviços de telefonia celular. Para isso, utilizou canais de rádio analógicos (frequências em torno de 450 MHz) com frequência modulada (FM). Alguns dos primeiros telefones deste tipo eram da empresa Ericsson, marca NMT 450.

Vale lembrar que Hardware é a parte física do celular como tela, memória RAM, armazenamento, bateria e câmeras. ... Por isso, a duração das atualizações e o envelhecimento das peças são fatores que podem encurtar a vida de um celular.

A tecnologia necessária para criar um celular (e um celular, na teoria) saiu em 16 de outubro de 1956, e o telefone móvel com essa tecnologia em 3 de abril de 1973. Quer entender mais? Te explicamos.

Os primórdios dos celulares, o surgimento do car phone

Os primórdios dos celulares, o surgimento do car phone

Somente na década de 90 os celulares começaram a se desenvolver mais rapidamente. Em 1992 a IBM lançou o modelo Simon, o primeiro aparelho considerado smartphone onde era possível criar uma lista de tarefas, adicionar uma agenda e fazer chamadas. Aproximadamente 50.000 aparelhos Simon foram vendidos por cerca de 900 dólares.

Quem fez a primeira chamada de telefone celular? O ano era 1973. As pessoas não sabiam da dimensão do que acabava de ser criado. Martin Cooper, um engenheiro da Motorola, até então uma pequena empresa de telefonia, convocou uma coletiva de imprensa.

A evolução do celular nos últimos 35 anos

Hoje em dia, contratar um plano de celular sai bem mais em conta! E você pode economizar ainda mais: é só comparar as ofertas de planos de celular disponíveis na sua cidade!

Em pouco tempo, a tecnologia EMS e MMS foi incorporada à segunda geração , permitindo o envio de mensagens de texto e multimídia para os telefones celulares existentes. Em muitos casos, a funcionalidade limitava-se a recebê-los, mas não demorou muito para que as unidades fossem capazes de emiti-los também.

O maior impacto dos celulares na vida humana é a facilidade de comunicação que nos oferece. Obviamente nos últimos anos, os celulares se tornaram um refúgio com milhares de pequenos aplicativos que trariam horas de diversão ao utilizador assim como outras utilidades que nos iriam facilitar a vida.

Como era o Dyna Tac?

Como era o Dyna Tac?

A maioria dos telefones celulares possui a carcaça — a área que compõe a maior parte exterior do telefone, cercando a tela e as teclas, criando uma camada protetora — feita de materiais plásticos. Embora o plástico não ocorra na natureza, ele deriva do petróleo bruto dentro da terra.

Na década de 1960, todas as grandes empresas de telecomunicações tinham o mesmo conceito e competiam para ser as primeiras a torná-lo eficaz. Finalmente, a primeira empresa a projetar um telefone celular foi a Bell Laboratories, cuja patente foi aprovada em 1972.

A evolução nos anos 2000: a era dos smartphones

No meio da Sexta Avenida, no dia 03 de abril de 1973, em Nova Iorque, antes de entrar na coletiva de imprensa que faria o anúncio do primeiro celular, Cooper fez a chamada histórica usando o aparelho Motorola DynaTAC – um equipamento "móvel" que pesava quase 2,5 kg e tinha bateria com autonomia para apenas 20 minutos ...

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como descobrir se você está sendo rastreado pelo celular

Outras postagens

Os smartphones foram a maior mudança na história do celular . Por um lado, mudou a funcionalidade, incorporando muitos aspectos dos computadores. Por outro lado, o design mudou: os telefones prometiam ser cada vez menores e mais discretos, mas a chegada dos smartphones introduziu a necessidade de telas grandes.

A ideia de fazer um telefone celular não é tão nova quanto a sua fabricação, já que em 1947 o engenheiro DH Ring já havia proposto alguns esboços aos Laboratórios Bell . No entanto, eles não tinham tecnologia para fazê-los.

Quais as alterações que o celular sofreu?

No início, o celular só podia ser usado em veículos devido ao seu tamanho, depois reduzido a uma unidade portátil e, finalmente, ao tamanho de bolso que usamos hoje. O sistema celular foi criado para atender a demanda de comunicação móvel dentro de um espectro limitado de radiofrequência.

Quando foi lançado o V3?

2004

Qual foi o primeiro telefone celular do mundo?

DynaTAC 8000

Qual foi o primeiro smartphone do mundo?

No dia 23 de novembro de 1992, o smartphone grandão e pesadão foi lançado pela IBM, e contava com algumas características interessantes: rodava um sistema operacional muito parecido com o DOS, tinha um processador de 16MHz, tela LCD de 160 x 293 pixels (monocromática), 1 MB de memória e 1MB de armazenamento.

Qual foi o primeiro smartphone da Samsung?

A Samsung lançou em 2009 o primeiro Samsung Galaxy, um celular compacto, moderno e que possuía o sistema Android. Diferente dos outros que acabavam de ser lançados, o Galaxy veio para ficar e encontrou seu principal concorrente a altura, o iPhone.

Como era chamado o primeiro protótipo Android?

Inicialmente, o protótipo, que as epeculações colocavam a previsão de lançamento como dezembro de 2006, chamava-se "Sooner" e parecia um BlackBerry, não tendo touchscreen e operando através de um teclado QWERTY.