A força de atração ou repulsão das cargas elétricas é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. As cargas magnéticas se atraem ou se repelem da mesma forma que os polos magnéticos. Um campo magnético determinado por uma corrente elétrica em um fio tem o sentido produzido pelo sentido da corrente.
Substâncias Magnéticas São as substâncias que permitem a orientação dos ímãs elementares, como o ferro, níquel e algumas ligas metálicas como o aço.
As linhas de campo magnético ou linhas de indução são representadas pela tangente do vetor campo magnético naquela região do espaço. ... A densidade delas indica a intensidade do campo magnético naquela região; Elas nunca se cruzam.
Em um campo magnético, chama-se linha de indução toda linha que, em cada ponto, é tangente ao vetor e orientada no seu sentido. A limalha de ferro, sob a ação do campo, funciona como uma minúscula agulha magnética, orientando-se na direção desse campo e desenhando as linhas de indução.
Resposta. Indução magnética é o fenômeno relacionado ao aparecimento de uma corrente elétrica em um condutor imerso em um campo magnético, quando ocorre variação do fluxo que o atravessa. exemplo: ... Deslocando-se o ímã, o fluxo magnético que atravessa as espiras da bobina varia.
Polos magnéticos A atração ocorre somente entre polos diferentes, ou seja, se o polo norte da agulha aponta para o norte geográfico, isso significa que aquilo que chamamos de norte geográfico é o polo sul magnético da Terra. Da mesma forma, o polo sul geográfico do planeta deve ser o polo norte magnético.
A inversão dos polos magnéticos da Terra, também chamada de inversão geotérmica, é a mudança de orientação do campo magnético terrestre de tal forma que o Norte e o Sul magnéticos são invertidos. ... Durante a ocorrência desses eventos, a vida na Terra foi exposta a uma grande quantidade de luz ultravioleta.
A inversão dos polos magnéticos ocorre quando as moléculas de ferro no núcleo externo da Terra se dirigem em lado oposto à de outras moléculas de ferro ao redor delas. Conforme a quantidade de moléculas que se movimenta ao contrário aumenta, o campo magnético no núcleo do planeta é deslocado.
Para os cientistas, o argumento mais significativo para justificar essa tendência seria de que a reversão nos polos magnéticos estaria bastante atrasada. Esse fenômeno ocorre, em média, a cada 200 mil ou 300 mil anos, e a última inversão completa ocorreu há cerca de 780 mil anos.
Uma inversão geomagnética é a mudança de orientação do campo magnético terrestre de tal forma que o norte e o sul magnéticos são intercambiados.
O campo magnético da Terra possui dois polos (norte e sul) que não são estáticos e cujas variações se deslocam até 16 km por ano. ... Um campo magnético fraco ou instável poderá ser uma evidência clara de que a inversão dos polos terrestres está para acontecer.