Foi uma viagem com alguns perigos. A corte teve de se alimentar da comida de bordo infestada por insetos, foram atacados por uma praga de piolhos e também sofreram os efeitos de uma tempestade. Apesar de todas as dificuldades conseguiram chegar ao seu destino.
Verificado por especialistas. Várias foram as mudanças promovidas tendo em vista a vinda da família real para o Brasil. Dentre elas podemos citar a criação do banco do Brasil, a criação de escolas e universidade como forma de promover uma melhor educação.
Resposta. As principais mudanças foram no estado do Rio de Janeiro, foram as pavimentações da rua, saneamento, criação do banco do Brasil e vinda de novos comércios.
A principal consequência da vinda da família real para o Brasil foi a aceleração do processo de independência do país. Em 1815, com fim das guerras napoleônicas, o Brasil foi declarado parte do Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser uma colônia.
Dentre as mudanças ocorridas no brasil com a chegada da família real Portuguesa em 1808, pode - se citar: - abertura dos portos as nações amigas que favoreceu a expansão da economia. - urbanização do Rio de Janeiro, o que contribuiu diretamente para o desenvolvimento da cidade.
Durante o Período Joanino ocorreram diversas mudanças, tais como: a) criação do Banco do Brasil para facilitar o trânsito de capital na sede da Coroa (RJ) e armazenar riquezas da corte. b) construção de Faculdades de Direito, Medicina e Engenharia promovendo uma maior especialização do povo.
Houve também a criação de três ministérios: Ministério da Guerra e Estrangeiros; Marinha; Fazenda e Interior. Pela necessidade de organização administrativa, também foram criados o Banco do Brasil, a Casa da Moeda e um Supremo Tribunal.
A vida social era pouco animada: os jantares, bailes ou reuniões eram raros em casa dos particulares e o primeiro teatro do Rio de Janeiro só foi inaugurado em 1813 com o nome de Teatro São João. O período mais faustoso decorreu entre os anos de 1817 a 1818, primeiro com a chegada da noiva do príncipe herdeiro D.
a emissão de papel moeda e a criação de um circuito de créditos financeiros; a criação de uma Academia Real de Belas Artes inspirada nos moldes franceses; a permissão para o desenvolvimento de uma imprensa escrita (em toda a nossa história colonial, a fabricação e circulação de livros eram proibidas!);
Nessa época, foram construídos chafarizes para o abastecimento de água, pontes e calçadas; abriram-se ruas e estradas; foi instalada a iluminação pública; passaram a ser fiscalizados os mercados e matadouros; organizadas as festas públicas, etc.
Antes de 1808, o Rio de Janeiro - embora já capital da colônia do Brasil desde 1763 - era uma cidade colonial de proporções moderadas. A cidade ocupava o espaço desde o mar até as franjas dos morros e a região central não ia além do Campo de Santana.
Serviam sempre quarenta ou mais pratos e à sobremesa, os doces eram feitos com açúcar sendo muito variados. O café, o chá, o chocolate, bebidas ainda raras, bem como o vinho do Porto já muito apreciado no estrangeiro, davam uma nota de requinte a estes banquetes.
Porém, nem todos ficaram felizes com a chegada da Família Real. Para poder abrigar as mais de 15 mil pessoas da corte, várias pessoas tiveram que sair das suas casas. Alguns historiadores dizem também que a Família Real implantou no Brasil a cultura e os costumes da Europa.
A comitiva portuguesa chegou ao Brasil no dia 22 de janeiro de 1808, desembarcando em Salvador. Após permanecer alguns dias em Salvador, a família real portuguesa partiu para o Rio de Janeiro, desembarcando lá em 8 de março de 1808. ... Isso foi o início de um período de transformações significativas para o Brasil.
No dia 22 de janeiro de 1808, chegava a Salvador a família real portuguesa, em fuga das tropas do exército francês, comandadas por Napoleão Bonaparte, que expandia seu domínio sobre a Península Ibérica.
* Criação do Banco do Brasil, em 12 de outubro de 1808; * Início da atividade da Imprensa Régia, em 1810; * Abertura da Academia Real Militar, em 1810; * Inauguração da primeira biblioteca em solo nacional, a Real Bibliotheca (atual Biblioteca Nacional), em 1811.
Quando ainda era príncipe regente, dom João veio para o Brasil, em 1808, porque as tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte estavam chegando para invadir Portugal. Com ele vieram a família real e a corte portuguesa, totalizando mais de 10 mil pessoas, em dezenove navios.
A vinda da família real trouxe como benefício a abertura dos portos as nações amigas; instalações de fábricas; criação da imprensa régia; criação do banco do Brasil; casa da moeda, do jardim Botânico, da Biblioteca e do teatro Real, e das escolas de medicina na Bahia e no Rio de Janeiro.
Resposta. Resposta: João era o regente de Portugal e ordenou a vinda da família real para o Brasil para evitar a sua captura pelas tropas francesas.
A vinda da família real foi um acontecimento iniciado em 29 de novembro de 1807, e o seu desembarque em terras brasileiras ocorreu em 22 de janeiro de 1808, na cidade de Salvador. ... Com isso, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou-se no Rio de Janeiro, junto à toda estrutura de governo de Portugal.
A Família Real Portuguesa veio para o Brasil porque desobedeceu o bloqueio continental imposto por Napoleão Bonaparte, uma medida que proibia Portugal e outros países europeus a realizarem comércio com a Inglaterra.
Resposta. Resposta: C) João era o regente de Portugal e ordenou a vinda da familia da familia real para o Brasil .
A introdução de estabelecimentos de Ensino Superior, o Tratado de Navegação e Comércio e a transferência da capital do Império Português para o Rio de Janeiro foram as principais medidas tomadas por Dom João que encaminharam o Brasil ao processo de independência.
Entre os motivos que levaram a Família Real Portuguesa a deixar a Europa para viver no Brasil, basicamente temos a Invasão Napoleônica da Península Ibérica como o principal, visto que o Reino de Portugal havia negado-se a assinar o Bloqueio Continental, o que despertava a ira de Napoleão Bonaparte.