Muita gente não sabe, mas a gota é uma enfermidade que tem como sintoma uma dor forte no dedão do pé. Sua característica é a elevação do ácido úrico no sangue, o que diversas pessoas não acompanham regularmente e começam a sentir as dores sem saber disso. Logo, todo cuidado é pouco para prevenir a sua evolução.
A dor nos pés pode ser facilmente provocada pelo uso de sapatos inadequados, calos ou, até, por doenças ou deformidades que atingem as articulações e os ossos, como artrite, gota ou neuroma de morton, por exemplo.
Causas para a dor no pé A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.
6 formas naturais de aliviar a dor nos pés
A dor no meio do pé está ligada principalmente ao uso de sapatos muito apertados ou inadequados, prática de atividade física regular e constante, como a corrida, por exemplo, e peso excessivo, o que pode levar à inflamação dos nervos e tecidos presentes no pé, causando dor e desconforto.
A dor na lateral do pé seja interna ou externa, pode ter diversas causas como, fadiga muscular, joanete, tendinite ou entorse. Na maioria dos casos se trata de uma dor que não terá duração superior a dois dias e que pode ser tratada em casa com compressas de gelo, repouso e elevação do pé.
Neste caso, a fisioterapia aquática é muito eficaz e pode evitar futura cirurgia. O objetivo inicial é diminuir a dor, a inflamação e melhorar a função. São realizados alongamentos da fáscia plantar, massagem transversal, fortalecimento dos flexores e extensores dos dedos dos pés e exercícios de propriocepção.
As fisgadas podem ser descritas como uma alteração de sensibilidade. Podem ocorrer em uma ou mais partes do seu corpo ao mesmo tempo, afetando seu corpo ao longo do trajeto de um nervo, em um lado do corpo, ou menos comumente em ambos os lados. Ocorrendo em alguns atletas, pode alterar inclusive a performance.
Tarso distal É formado por cinco diferentes ossos: navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio (médio) e cuneiforme lateral. De todos os ossos do tarso, o cuboide é o que está na posição mais lateral.
A palma do pé ou planta do pé é a parte inferior do pé humano. Anatomicamente, a palma do pé é dita possuir aspecto plantar. A superfície equivalente em ungulados é o casco.
Em zoologia, chama-se hálux ao dedo grande do pé ou, mais corretamente, o primeiro pododáctilo, no humano e, em geral ao primeiro dedo das patas traseiras dos vertebrados tetrápodes.
Ossos do pé
Ao todo, o pé possui 14 falanges. A estrutura geral e a disposição são as mesmas das falanges das mãos: três falanges em cada dedo, exceto para o I dedo (hálux), que tem apenas duas falanges. E assim como na mão, os ossos são denominados como falanges proximal, média e distal.
São 206 os ossos do corpo humano, divididos em:
Ossos longos Epífises – as extremidades do osso, recobertas por cartilagem; Periósteo – a membrana fibrosa que reveste externamente o osso; Diáfise – a porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo. Canal ósseo – o canal onde se encontra a medula óssea.