EQST

Qual O Significado Da Esttua De Iemanj?

Qual o significado da estátua de Iemanjá?

A estátua ficará em um barco. Na mitologia yorubá (ioruba), Iemanjá, cujo nome tem significado de mãe dos filhos-peixe, é filha de Olokun, soberano dos mares, que deu a ela, quando criança, uma poção que a ajudasse a fugir de todos os perigos.

Quem fez a estátua de Iemanjá?

Érico Gobbi A escultura da "Rainha do Mar" foi esculpida pelo artista rio-grandino Érico Gobbi, toda em cimento. Ela representa a religiosidade afro-brasileira.

Quais as características de uma filha de Iemanjá?

De maioria feminina, o arquétipo da filha de Iemanjá é uma mulher querida, carinhosa, preocupada com todos ao seu redor e que se destaca pelos seus dotes culinários e cuidado na alimentação das pessoas que ama. Costumam ser extrovertidas e assumir a liderança da casa, são muito respeitadas pela sua sabedoria e comando.

Qual o poder de Iemanjá?

Iemanjá simboliza a energia geradora, força da natureza, a fecundidade e o amparo materno, pois é a Mãe da Vida. Iemanjá, além de ser a protetora dos pescadores e jangadeiros, rege as casas e os lares das pessoas, dando o sentido de união a uma família e gerando o sentimento de amor e afeto por um ente querido.

Qual a origem de Iemanjá?

“O culto de Iemanjá foi trazido para o Brasil pelos povos de origem iorubá, em fins do século XVIII até quase metade do século XIX. Na África, Iemanjá é divindade das águas doces, cultuada à beira do Rio Ogum. No Brasil, o culto transferiu-se para o mar, visto que rios e cachoeiras foram atribuídos a Oxum.”

Quais são os tipos de Iemanjá que existe?

Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Inaê, Sereia, Mucunã, Maria, Dona Iemanjá.

Como é a filha de Iemanjá?

Os filhos de Iemanjá são pessoas emotivas, que tratam a todos com educação e carinho. Com forte senso maternal (independente do gênero), quem é filho de Iemanjá costuma ser superprotetor e defender aqueles que ama.

O que Iemanjá não gosta?

São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.

O que Iemanjá gosta de receber?

Um grande balaio, enfeitado com panos brancos e azuis abriga tudo o que Iemanjá gosta: rosas, sabonetes, perfumes, pentes, joias e espelhos. “Muita gente vem aqui depositar seus presentes. ... Ao lado da oferenda para a Rainha do Mar, um segundo balaio adornado com um pano amarelo guarda os presentes para Oxum.

Como referenciar Iemanjá?

Por isso, para saber tudo sobre Iemanjá, veja os nomes que podemos nos referir à Iemanjá:
  1. Iemanjá: A Senhora dos Oceanos;
  2. Iemanjá: A sereia do mar;
  3. Iemanjá: A Rainha das águas salgadas;
  4. Iemanjá: A protetora dos Marinheiros, Pescadores e Jangadeiros;
  5. Iemanjá: Deusa das Pérolas.

O que Iemanjá tem nas mãos?

Ela segura nas mãos um abebé de prata, a ferramenta de Iemanjá. E sobre a forma de Iemanjá?

Como foi que Iemanjá morreu?

Quando cresceu, Orungã se apaixonou pela mãe. Um dia, aproveitando a ausência do pai, tentou violentá-la. Iemanjá conseguiu escapar e fugiu pelos campos. Quando Orungã já a alcançava, ela caiu ao chão e morreu.

Quais os tipos de Iemanjá que existem?

Verger, são conhecidos os seguintes avatares ou qualidades de Iemanjá: Assabá, que é manca e está sempre fiando algodão; Assessu, muito voluntariosa e respeitável; Euá ; Iamassê, mãe de Xangô; Iemowo, mulher de Oxalá; Olossá, que é o nome de uma lagoa africana; e Ogunté, casada com Ogum Alabedé.

Quais são os orixás que são filhos de Iemanjá?

Com Iemanjá, vieram mais dois orixás yorubanos, Oxum e Anamburucu (Nanamburucu).

Como Iemanjá se apresenta?

Se apresenta como a primogênita. Ela usa sete saias e trajes ricos e defende seus filhos até mesmo precisando fazer guerra. Mora em um lugar distante no mar. E, quando vai passear, utiliza várias joias e adornos.