Por racionalidade podemos entender o fato de agir de forma objetiva, empregando em suas ações, um aspecto formalizado, considerando os fatores óbvios e objetivos sem nenhuma interferência intuitiva ou irracional.
RACIONALIDADE ADMINISTRATIVA: REPRODUÇÃO DA LÓGICA CAPITALISTA ATRAVÉS DO USO INADEQUADO E IDEOLÓGICO DO ATRIBUTO DE “RACIONAL” ÀS AÇÕES ADMINISTRATIVAS.
A teoria. Herbert Simon assinala que a maioria das pessoas são só parcialmente racionais e que estas atuam através de impulsos emocionais não totalmente racionais em muitas de suas ações.
Simon no campo da teoria organizacional tinham como motivação principal a preocupação com o real comportamento do ser humano junto às organizações. Entre as suas principais teses defendidas o que lhe rendeu maior reconhecimento foi a proposição da teoria da racionalidade limitada.
Simon criticou o Modelo Decisório Racional da Economia Clássica, refutando a ideia de uma racionalidade absoluta, em que o tomador de decisão detem o conhecimento absoluto de todas as opções de ação disponíveis, podendo assim escolher a melhor solução para determinado problema.