Diante do processo de formação continuada, os professores refletiram e perceberam que são essenciais os conhecimentos da área da saúde, pois esse conhecimento torna o professor um profissional competente para atuar no ambiente hospitalar de forma plena, ética e responsável.
A Secretaria de Educação Especial – SEESP/MEC reconhece a Classe hospitalar como sendo uma modalidade de atendimento educacional às crianças e jovens (internados) que necessitem de educação especial e que estejam em tratamento hospitalar (MEC/SEESP, 1994).
A Secretaria de Educação Especial define como classe hospitalar o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, com tradicionalmente conhecida, seja na circunstância do atendimento em hospital-dia e hospital-semana ou em serviços de atenção ...
Nesse contexto, o Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Especial, elaborou um documento com o objetivo de estruturar ações políticas de organização do sistema de atendimento educacional em ambientes hospitalares e domicilares.
Segundo Santos e Souza (2009), a Pedagogia Hospitalar, denominada de classe hospitalar, surgiu em Paris no ano de 1935, sob comando de Henri Sellier para dar educação a crianças especiais.
Essas leis visam a proteger a infância e a juventude, sendo um instrumento de tentar garantir uma sociedade mais justa. A classe hospitalar está inserida na LDB 9.
A Pedagogia Hospitalar é um campo de atuação da educação que visa à continuidade da escolarização do educando que se encontra, em determinado momento de sua vida, internado.
O Atendimento Pedagógico Domiciliar é uma forma de atendimento educacional recente em nosso país. Este atendimento está voltado para crianças e adolescentes enfermos que não podem sair de suas casas. ... Eles são atendidos por professores e/ou pedagogos que trabalham nos hospitais ou nas redes públicas de ensino.
2 - Quem pode se beneficiar do atendimento domiciliar? R= Alunos regularmente matriculados na rede estadual de Ensino que: A - Fazem uso constante de respiração mecânica; B - Comprovem ter doenças degenerativas em fase avançada; C - Acamados impossibilitados de se deslocarem até a unidade escolar.
“Art. 4º-A. É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado, conforme dispuser o Poder Público em regulamento, na esfera de sua competência federativa.”
Intervenções pedagógicas ao aluno que apresente defasagens no desempenho escolar. ... Aulas de Apoio ou Monitoria oferecidas de acordo com a necessidade de complementação ou sistematização de um conteúdo pela turma.