Pessoa do antigo testamento que o povo consultava em suas doenças e problemas, conselheiro espiritual com poderes de curas, profeta, homem que recebe revelações de Deus.
Significado de Tesbita substantivo masculino e feminino Pessoa que nasceu em Tesba, região da antiga Judeia (parte montanhosa no sul da Palestina). adjetivo Relativo ou pertencente a Tebas e aos seus habitantes. Etimologia (origem da palavra tesbita). Do latim thesbites.
O que me chama a atenção, no entanto, é como os dias que estamos vivendo se assemelham aos dias de Elias, o profeta “perturbador” de Israel. ... Elias confronta o povo para que se decidisse entre Deus e Baal e ,diz a Bíblia que o povo não respondeu nada.
Tisbe (também transcrito Tisbé) era, segundo a tradição, a cidade de Listib, localizada a 8 quilômetros ao norte do Rio Jaboque. É o local de nascimento de Elias, o Profeta (1 Reis 17:1).
Querite (no original hebraico significa “um corte, uma separação”) era um desfiladeiro, uma torrente ou riacho de inverno, um “ribeiro”, em cujas margens o profeta Elias se escondeu durante a primeira parte da seca dos três anos (1Rs 17:3,5).
Elias nasceu em Tisbe, cidade localizada hoje na Jordânia, ao Sul do mar da Galileia. Nas suas redondezas ficava a torrente de Querite, afluente temporário do Jordão. Na torrente de Querite, onde habitou por um tempo, Elias profetizou um período de seca e fome para Israel. ...
O termo Sarepta significa fornalha de fundição, fundir, refinar e cadinho, provavelmente devido à atividade de fundição de metais existente neste local à época do relato bíblico.
Reino da Jordânia
Em Sarepta vivia uma mulher viúva na companhia do seu filho. ... A Bíblia afirma que a pobre viúva tinha apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite para fazer um bolo que só dava para ela e seu filho comerem e, depois dessa refeição, acreditem, iriam se preparar para a morte.
A viúva deveria encher as vasilhas a partir da botija de azeite que tinha. Era um milagre, pois o azeite de uma vasilha, indo contra todas as possibilidades, encheu várias outras. Uma botija só poderia encher uma botija. O milagre de Deus é a invasão do sobrenatural no material.
OS DOIS CAVACOS: Os cavacos são a representação que simboliza a cruz... Pois somente com dois cavacos, é impossível acender fogo, a menos que eles estejam cruzados e sobrepostos um pelo outro. Mas colocando-os cruzados, eles conseguem manter a chama... E o fogo é outra figura que simboliza o Espirito Santo...
Essa pequena oferta provou que essa pobre viúva era totalmente dedicada ao Senhor seu Deus. E isso claramente comoveu Jesus, que a honra aqui e em Lucas 21: 1-4 . Segundo, ela nos mostra que nenhuma oferta é muito grande. Jesus nos diz que ela colocou mais do que todos os outros.
Os profetas Isaías (Is 10,2) e Ezequiel (Ez 22,25) denunciam aqueles que se aproveitam delas. Deus aparece como o pai e defensor tanto das viúvas como dos órfãos (Jr 49,10). A tradição da defesa e solidariedade com as viúvas continua no Novo Testamento.
Um lepton era a moeda menos valiosa que circulava na Palestina na época e valia aproximadamente seis minutos da remuneração diária média. Na história, uma viúva doa duas lepta enquanto que os ricos doam muito mais.
Lucas 21:1-4. E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; ... Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.
“Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês” (Lucas 6:38). Ofertar é retribuir na mesma medida. Deus é tão maravilhoso contigo que não custa nada agradecer por esse amor.
O ato de ofertar é uma demonstração da nossa administração dos bens de Deus. A nossa oferta mostra onde está o nosso coração. “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”, (Mateus 6:21-24).
Quando o cristão doa para a igreja um valor em dinheiro além dos 10% do dízimo, isto é uma oferta. ... De acordo com as escrituras, a oferta tem a função de uma semente, e dará seu fruto na estação própria. Quando o Senhor nos pede uma semente, Ele já tem uma colheita no coração para derramar sobre nós.
O dízimo leva à noção de que 10% é o dinheiro de Deus e 90% são meus. Na realidade, 100 por cento é o dinheiro de Deus, e ele pode querer que eu canalize 90 por cento em sua obra e viva com 10 por cento. O dízimo pode ser uma rotina ruim. Dez por cento é oneroso para alguns e muito fácil para outros.
No Antigo Testamento, o dízimo se apresenta como um costume antigo, já no livro de Gênesis, Abraão entrega o dízimo a Melquisedec (Gn , com a libertação do Egito e a legislação do Sinai, o dizimo se torna uma instituição legal com Moisés, necessária para o sustento e manutenção do templo.
O dinheiro nada mais é que uma ferramenta, um poderosa agente de transformação que pode ser usado para ao bem o para o mal, e como servos de Deus devemos administrar o dinheiro da seguinte forma: 1 Separando o dizimo como reconhecimento e devolvendo-o ao seu legítimo dono: Deus.
Hoje, o dízimo é uma doação regular e proporcional, considerado compromisso que todo batizado deve assumir. Apesar dos fiéis manifestarem sua fé em Deus através dessa colaboração, o caminho que a doação segue na administração das igrejas muitas vezes é desconhecido, o que provoca discussões.