Sua fabricação foi iniciada no século XIX em Minas Gerais, sendo considerado um dos mais antigos queijos brasileiros! Sua massa é amarelo palha e vai se tornando mais cremosa quanto mais maturado vai ficando. Sua textura é levemente macia e o sabor pronunciado sutilmente ácido.
Dentre os queijos pesquisados pelo INMETRO, o minas frescal light com redução de 32% de gordura é o que tem menos gorduras saturadas, com apenas 2,05 g. Um pouco acima está o requeijão cremoso light, com 4,59 g. Em seguida, o cottage com 4,94 g e o requeijão tradicional light com 5,18 g./span>
Isso acontece por causa da diferença no preparo entre eles. Os queijos com massa filada, como a mussarela, são aqueles que derretem. Isso porque, depois de fabricados, eles são colocados em água quente, entre 70° C e 80° C para amolecer.
Como o nome já sugere, a principal diferença entre eles é o tempo de produção e maturação. ... Como o processo de maturação elimina água e assim concentra as gorduras do queijo, o meia cura torna-se bem mais calórico que o queijo frescal.
A quantidade de proteínas presentes no queijo minas é ligeiramente maior que nos outros queijos, embora a diferença seja pequena. ... O maior benefício nutricional desse tipo de queijo é a quantidade de cálcio, que é quase três vezes maior que o da ricota e dez vezes maior que o teor de cálcio do cottage.
O tipo de queijo começa a ser definido pela matéria-prima, já que cada leite – seja de vaca, cabra, ovelha ou búfala – apresenta diferentes teores de gordura e de composição nutricional. ... Quanto mais curado, mais duro e amarelado fica o queijo./span>
Queijo Minas Frescal ou queijo Minas é um queijo muito popular e de origem brasileira. ... Já a ricota ou ricotta é de origem Ita- liana, principalmente da Região Sul da Itá- lia, possui massa mais branca que a massa do queijo Minas, contando com uma textura leve, granulosa e de sabor bem suave.
Para quem gosta de consumir queijos, uma boa opção de substituição é o tofu. “É um queijo de soja bem rico em cálcio, outras vitaminas e minerais e também isoflavona, que é uma substância interessante principalmente para as mulheres”, diz./span>