Geoprocessamento é o tratamento das informações geográficas, ou de dados georreferenciados, por meio de softwares específicos e cálculos. ... A história do geoprocessamento se iniciou com os EUA e a Inglaterra na década de 50 com o intuito de otimizar a produção e manutenção de mapas.
Sistema de geoprocessamento é o destinado ao processamento de dados referenciados geograficamente (ou georeferenciados), desde a sua coleta até a geração de saídas na forma de mapas convencionais, relatórios, arquivos digitais, etc; devendo prever recursos para sua estocagem, gerenciamento, manipulação e análise.
Uma das principais aplicações do SIG é no planejamento e ordenamento territorial, como o planejamento urbano de uma cidade, o planejamento ambiental, citando como exemplo o controle e o monitoramento do desmatamento na Amazônia. ... Exemplos de SIG são: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e o GPS.
Considerados como uma das principais ferramentas do geoprocessamento, os SIG permitem a obtenção qualitativa e quantitativa de dados computacionais geográficos possibilitando a gestão dos recursos e aplicação de técnicas otimizadas baseadas em diagnóstico georeferênciados.
Duas atividades destacam-se nesse processo: a consolidação de banco de dados e mapas digitais sobre a Metrópole e o desenvolvimento de novas metodologias de coleta e difusão de informações.
Através da utilização de um SIG é possível realizar diagnósticos e análises em muitas áreas da ciência, sejam ambientais, agrícolas, de engenharia, sociais ou econômicas. O importante em sua aplicação é obter conhecimento sobre o que se pretende analisar e as ferramentas disponíveis e mais adequadas para sua execução.
A TI pode ser vista, hoje, como a espinha dorsal de uma empresa, ou melhor, como uma ferramenta altamente poderosa e capaz de fazer com que a marca se torne mais eficiente, produtiva, competitiva e lucrativa. Também melhora o fluxo de comunicação, agilizando processos e tomadas de decisões.
Os recursos informatizados permitem à sua organização desenvolver mais produtividade, por meio da facilitação do contato entre equipes, a otimização dos fluxos de trabalho e pela facilidade de acesso às informações. Com isso, é possível ter uma melhora considerável na eficiência das atividades.