A semiperiferia é definida como uma região de desenvolvimento intermediário que atua como um centro para a população da periferia e uma periferia para a população do centro.
Semiperiferia são aqueles países centrais mais próximos das semiperiferias geralmente concentram-se na capital e desempenham um poder hegemônico com seu grupo de noções que dependem deles, Há semelhanças aos planetas orbitados por satélites.
São considerados países centrais os ocidentais, por deterem a hegemonia política e econômica. Os periféricos são considerados pobres. Há culturas mais antigas. Não se pode promover a divisão, porquanto há a ocidentalização do Oriente e a orientalização do Ocidente.
Nessa divisão, formada a partir dos primórdios do capitalismo ocidental, os países ocupam uma função na ordem produtiva capitalista, sendo que os países centrais ocupam-se da produção de alto valor agregado, os periféricos fabricam bens de baixo valor e fornecem commodities e matérias-primas para a produção de alto ...
Países Semiperiféricos São menos desenvolvidos do que os Países Centrais e mais desenvolvidos do que os Países Periféricos. O maior exemplo de Países Semiperiféricos está representado pela BRIC (Brasil, Russia, Índia e China), mas ainda podemos citar a África do Sul, a Argentina, o Chile, o México e a Turquia.
Também chamados e Países em desenvolvimento ou Países Emergentes, se encontram em fase de desenvolvimento industrial, com maioria da população concentrada nas cidades. São menos desenvolvidos do que os Países Centrais e mais desenvolvidos do que os Países Periféricos.
São, por isso, também chamados de países em desenvolvimento, cujos exemplos englobam, entre outros, Brasil, China, México, Índia, Cingapura, Coreia do Sul, Argentina, Turquia, Indonésia e Taiwan.
O desenvolvimento econômico é também um critério preponderante de classificação. São usados como sinônimos de países desenvolvidos termos como “países industrializados” e “países de primeiro mundo”. Entre esses países, podemos destacar: Noruega, Suíça, Suécia, Austrália, Japão e Estados Unidos.
Segundo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, são considerados países de Primeiro Mundo: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chipre, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Liechtenstein, ...
Exemplos: Canadá, Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão e Austrália. Segundo Mundo = países socialistas industrializados/países em desenvolvimento. Exemplos: China, Rússia, Brasil, Argentina, México e Índia. Terceiro Mundo = países capitalistas com economia subdesenvolvida, não-alinhados e neutros.
O Brasil é um país de economia emergente - como eu falei anteriormente -, logo, ele não tem uma baixo ou nenhum desenvolvimento econômico e nem está no patamar de países desenvolvidos, pois esses devem ter um padrão alto no IDH, PIB, por exemplo.
Os países que compõem esse grupo são: Canadá, Estados Unidos, Europa Ocidental, Japão e Austrália. Atualmente esse grupo é conhecido como “desenvolvido”. Não pare agora...
O Brasil não é mais um país em desenvolvimento, mas um país desenvolvido. ... Para ser membro da OCDE, o Brasil deixa de fazer acordos preferenciais, mas vai ter de modernizar sua legislação e suas práticas em questões como tarifas aduaneiras, burocracias, transparência e combate à corrupção.
Os principais países capitalistas do mundo são: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Israel e os países da Europa ocidental. Essas nações são responsáveis por 60% da produção industrial e 70% do comércio internacional.