Os filtros físicos, ou inorgânicos, são produzidos a partir de dióxido de titânio e óxido de zinco. Eles se depositam na camada mais superficial da pele e atuam refletindo as radiações incidentes. Essa barreira criada tem a capacidade de refletir os raios UVA e UVB.
A oxibenzona é um composto orgânico e um agente que permite a proteção da pele com relação à incidência de determinadas ondas dos raios solares.
Ingredientes
Protetor solar com base: como fazer uma maquiagem funcional para o verão
Pele branca: Quanto mais clara a pessoa é, maior deve ser o fator de proteção solar. Por ser uma pele muito sensível ao sol, ela dificilmente bronzeia e a tendência é ficar mais vermelha do que bronzeada, ganhando muitas manchas e sardas. O protetor solar não deve ser menor que um FPS 60.
Você pode optar por protetores solares de acordo com seu tipo de pele. Os protetores solares com FPS ( Fator de Proteção Solar) entre 15 e 30 oferecem uma média proteção contra os raios UVB, já os filtros com FPS entre 30 e 50 alta proteção e os acima de 50 garantem altíssima proteção.
De qualquer maneira, é importante saber que FPS 15 filtra cerca de 90% do UVB, o FPS 30 filtra 95% e o FPS chega a quase 100% de proteção. A lógica de escolha deve seguir a característica da pele: quanto mais clara e sensível, maior deve ser o grau de proteção escolhido.
Protetor solar com cor pode ser usado na praia e na piscina? Se a dúvida é sobre o uso do filtro com cor na praia ou na piscina, a boa notícia é que o item pode, sim, ser usado nesses locais, mesmo se o sol estiver bem forte - já que é o que FPS alto que irá proteger a pele dos raios solares.
Quanto mais baixo, menor é o tempo de proteção que o produto concede à pele, ou seja, um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50. ... Isso significa que, em contato com a água ou o suor, a pele com o produto não fica desprotegida.
FPS (fator de proteção solar) acima de 30 não faz diferença. Tanto faz usar 30 ou 60… Isso não é verdade. O que ocorre de fato é que o FPS 30, quando bem aplicado, protege nossa pele contra cerca de 96% das radiações UVB e acima disso o aumento de proteção é muito pequeno.
50
Pode vir, verão! Fala a verdade: na hora de comprar protetor solar, você sabe realmente por que opta por um FPS 30 ou 50? ... O FPS nada mais é do que o fator de proteção solar, a medida do protetor contra os raios solares ultravioleta B (UVB), responsável por deixar a pele vermelha quando ficamos no sol.
De acordo com a médica, a duração do efeito do protetor solar na pele depende de muitos fatores: “Os principais são a combinação de filtros, a estabilidade deles e, claro, o fator de proteção. Atualmente filtros de boa qualidade conseguem manter a pele protegida por até 8 horas”, esclareceu.
FPS refere-se a sigla para quadros por segundo (em inglês Frames Per Second), que é a unidade de medida da cadência de um dispositivo audiovisual, seja ele uma câmera de vídeo, um projetor ou qualquer outro aparelho similar.