EQST

O Que Silepse Na Lngua Portuguesa?

O que silepse na lngua portuguesa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é silepse na língua portuguesa?

A silepse é uma figura de linguagem que está na categoria de figura de sintaxe (ou de construção). Isso porque ela está intimamente relacionada com a construção sintática das frases. A silepse é empregada mediante a concordância da ideia e não do termo utilizado na frase.

Quais são as figuras de linguagem antítese?

A Antítese consiste na formação de uma frase com palavras ou expressões de sentidos contrários. Trata-se, portanto, de uma figura de linguagem. O termo tem origem grega, antíthesis, e quer dizer oposição e contraste entre palavras e ideias.

O que é metonímia e exemplos?

A metonímia é uma figura de linguagem em que se utiliza um termo no lugar de outro. Uma das metonímias mais comuns é quando usamos a parte de uma coisa para fazer referência a ela de forma completa. Por exemplo: Depois de me formar, quero ter meu próprio teto.

Como identificar Metonimia?

Metonímia

  1. Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. ...
  2. Inventor pelo invento: Édson ilumina o mundo. ...
  3. Símbolo pelo objeto simbolizado: Não te afastes da cruz. ...
  4. Lugar pelo produto do lugar: ...
  5. Efeito pela causa: ...
  6. Causa pelo efeito: ...
  7. Continente pelo conteúdo: ...
  8. Instrumento pela pessoa que utiliza:

Qual o sentido da metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

O que é uma comparação exemplos?

A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.